Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo sedia seminário com o tema: "A fé em Paul Tillich"

FaTeo sedia seminário com o tema: "A fé em Paul Tillich"

26/04/2013 13h20 - última modificação 26/04/2013 13h19

Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista promove o 19° SEMINÁRIO EM DIÁLOGO COM O PENSAMENTO DE PAUL TILLICH

Evento ocorre no Salão de Leitura da FaTeo


A FÉ EM PAUL TILLICH
15 a 16 de maio de 2013

 

A Associação Paul Tillich do Brasil e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo têm o prazer de convidá-lo para o 19° Seminário em Diálogo com o pensamento de Paul Tillich, sobre o tema: "A fé em Paul Tillich". O evento é para todos os acadêmicos que se interessam em aprofundar o tema proposto.

Todas as conferências serão seguidas de um debate. Haverá espaço para comunicações livres, que deverão tratar do tema do encontro e/ou do pensamento de Paul Tillich. A tradicional assembleia da Associação está convocada para o dia 16 de maio às 17h30. Serão trocadas ideias sobre as atividades futuras. É recomendada a leitura da revista eletrônica da Associação, Correlatio: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR, onde já foram publicados textos dos seminários anteriores e outros artigos, além de informações e notícias diversas.

TEMA
Paul Tillich dedicou boa parte de suas reflexões à questão da fé. Encontramos nas suas obras e nas suas atitudes preocupações acerca da fé na teologia e na filosofia. O livro Dinâmica da Fé é um registro fundamental do pensamento do autor, que tem relação com suas demais obras. Os temas abordados por Tillich que se relacionam diretamente com a fé são: razão, dúvida, amor, símbolo, tradição e preocupação última. O estudo da fé em Paul Tillich nos remete não apenas ao conhecimento de um objeto de reflexão do autor, mas também nos serve como uma porta de entrada ao pensamento de Tillich uma vez que a fé é um elemento que perpassa por toda sua obra. As conferências e discussões do 19° Seminário estabelecerão relações ecléticas entre o pensamento de Tillich e a diversidade de expressões de fé.

PROGRAMA

Quarta-feira, 15 de maio:

16h00 Abertura
16h30 Comunicações
20h00 Conferência e debate: A fé em Paul Tillich (Eduardo Gross, UFJF).

Quinta-feira, 16 de maio:

8h30 Conferência e debate: A fé na filosofia pós-moderna (Etienne Higuet, UMESP).
10h30 Mesa Redonda: Linguagens da fé (Cleber Baleeiro, Hugo Fonseca Júnior(professor da FaTeo), Vitor Chaves de Souza, UMESP)

14h00 Comunicações 16h00 Conferência: A Fé em Agostinho e na tradição agostiniana (José Carlos de Souza, professor da FaTeo)

17h30 Assembleia da Associação Paul Tillich do Brasil.
19h30 Conferência e debate: Fé e pluralismo religioso (Claudio de Oliveira Ribeiro, professor da FaTeo)

 

Data e local: 15 a 16 de maio de 2013. Salão de leitura da Faculdade de Teologia, edifício Gama, Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP.

Entrada pela rua Planalto ou pela rua Alfeu Tavares.

Inscrição: www.paultillich.com.br
Taxa de inscrição: R$ 20,00 (estudantes de pós-graduação); R$ 10,00 (estudantes de teologia) 30,00 (outros). O pagamento será feito na abertura do encontro.

Comunicações: Pede-se o envio de um resumo (máximo: 300 palavras) até o dia 08 de maio. O tempo de apresentação é de 20 minutos, com 10 minutos de discussão. Para conseguir o certificado, pede-se a participação em pelo menos 50% do encontro.


Local do seminário
: Salão de leitura da Faculdade de Teologia, no edifício GAMA (perto do portão principal).


FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:
Título Acadêmico:
Função:
Endereço:
Cidade:
UF:
CEP:
Telefone/Fax:
E-mail:
Pretendo participar do 15° Seminário em diálogo com o pensamento de Paul Tillich, e apresentar uma comunicação com o título:
Observações:  
________________________________________

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: