Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo recebe urna para plebiscito popular sobre limite de propriedade de terra

FaTeo recebe urna para plebiscito popular sobre limite de propriedade de terra

30/08/2010 18h24 - última modificação 02/09/2010 17h53

O Brasil é o segundo país no mundo que mais concentra terras, perdendo apenas para o Paraguai. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a concentração de terras no país aumentou nos últimos 10 anos: atualmente, pequenas propriedades de Terra representam menos de 3% da área ocupada pelos estabelecimentos rurais, enquanto as grandes propriedades concentram mais de 43% da área.

Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a necessidade e importância de se estabelecer um limite para a propriedade da terra, no ano 2000, o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), lançou a Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar.

Durante os dias 01 a 07 de setembro, será realizado um plebiscito por meio do qual o povo poderá se manifestar sobre o tema. Mesmo não tendo valor jurídico legal, esta consulta popular tem um grande valor simbólico para mostrar que o povo está atento às grandes questões nacionais e que, por isso mesmo, deveria ser ouvido com mais atenção.

A proposta do Plebiscito é pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da terra em até 35 módulos fiscais - medida sugerida pela campanha do FNRA. O limite de 35 módulos significa uma variação entre 175 hectares, em casos de imóveis próximos às capitais, portanto, assistidos com infra-estrutura e bom acesso aos mercados consumidores, e 3.500 hectares, em boa parte da região amazônica.

Além de consultar a população sobre a necessidade de se estabelecer um limite máximo a propriedade da terra, o plebiscito tem a tarefa de ser, fundamentalmente, um importante processo pedagógico de formação e conscientização do povo brasileiro sobre a realidade agrária do nosso país e de debater sobre qual Projeto defendemos para o povo brasileiro.

A Rede Ecumênica da Juventude, REJU, está instalando várias urnas em instituições de ensino e igrejas. Haverá uma urna também na FaTeo, com o apoio do Centro Acadêmico João Wesley e do Programa de Extensão.

. Veja abaixo a relação de locais onde serão instaladas urnas pela REJU:


Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo Endereço: Rua do Sacramento, 230. Rudge Ramos. São Bernardo do Campo. CEP 09460-030


Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade. Endereço: Praça Olavo Bilac, 63. Campos Elísios. São Paulo. CEP 01201-050


Igreja Família de Jesus Endereço: Rua General Humberto de Souza Mello, 303. Centre Ville. Santo André. CEP 09120-180


Igreja Metodista em Itaquera Endereço: Rua Francisco Alarico Bergamo, 208. Itaquera. São Paulo. CEP 08230-010


Igreja Metodista em Jardim Aeroporto Endereço: Rua Vapabaçu, 860. Jardim Aeroporto. São Paulo. CEP 04632-010


Igreja Metodista no Jardim Pacaembu. Endereço: Rua Antonio N. dos Santos, 466. Jardim Pacaembu. Campinas. CEP 13033-210


Igreja Presbiteriana Independente de Vila Terezinha. Endereço: Rua Rodolfo Pereira Lima, 345 - Vila Terezinha. São Paulo.


Mais informações: http://www.limitedaterra.org.br/

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: