Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Metodistas fala de frutos de santificação

Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Metodistas fala de frutos de santificação

08/06/2016 20h52

O Encontro aconteceu neste final de semana, de 3 a 5 de junho, na Faculdade de Teologia

 



Por Leila de Jesus Barbosa

Vice-presidente de Área da CMMALC – Confederação Metodista de Mulheres da América Latina e Caribe

 

Nos dias 3,4 e 5 de junho aconteceu o nosso Encontro de Capacitação, como de costume, e podemos dizer que, com certeza, a cada ano o Encontro está melhor!

 

A abertura, na sexta (3), ficou por conta da REMNE

 

A reverenda Margarida Ribeiro acolheu as mulheres vindas de todas as partes do Brasil

 

A Revda Margarida Ribeiro acolheu a todas com muita alegria e passou a direção para a REMNE que preparou o culto de abertura tendo a Bispa Marisa de Freitas ministrando a Palavra. A Presidente da Remne, irmã Maria do Amparo e companheiras da região prepararam a liturgia muito bonita e em um dos momentos disse que: uma árvore cresce mais forte quando está no meio de outras, pois ajuda no crescimento e frutificação. Essa é a importância do processo de unidade. Estudarmos juntas, compartilharmos, assumirmos o risco de sermos vulneráveis, de conhecermos e sermos conhecidas, orarmos umas pelas outras e nos ajudarmos. Nesse processo, nossa mente e nosso coração são fertilizados com as riquezas que vêm da vida das outras pessoas.

 

A reverenda Amélia Tavares, da 3ª Re, orou pela Bispa Marisa de Freitas

 

A Bispa Marisa, pregadora da noite, apresentou a santificação como ação, falando da atitude de Maria engrandecendo ao Senhor

 

O primeiro painel foi trabalhado pela Bispa Marisa de Freitas fazendo a introdução ao tema, e logo em seguida participamos de uma Dinâmica de Integração conduzida por Seminaristas e foram momentos muito agradáveis!

 

 

A reverenda Suely Xavier trouxe aspectos bíblico-teológicos e reflexão sobre o papel da mulher

 

No sábado pela manhã o tema Foi trabalhado na Perspectiva Bíblico-Teológica pela Revda. Profa. Dra. Suely Xavier que iniciou com as seguintes perguntas: de quem é a Missão? As mulheres fazem parte do plano salvífico de Deus? Porque é importante enfatizar o papel das mulheres na Bíblia? E depois de recordar a história de algumas, disse que com essas e com muitas que vivem no anonimato mudam a sua história de injustiça de morte, em história de justiça e vida.

 

O professor José Carlos Souza trouxe a perspectiva wesleyana

 

 

O segundo Painel da manhã foi com o Prof. Dr. José Carlos de Souza trabalhando o Tema na Perspectiva Wesleyana, e entre muitas coisas disse que: no Brasil de hoje, como em todos os tempos, o Senhor nos convida a acolher, pela fé, essa santidade cuja dinâmica é o amor; cujo modelo, Jesus Cristo, é comunhão e serviço; cuja essência é a vida do Espírito em nós. Por meio dela, não somos trasladados para além das tensões sociais, mas enviados à sociedade para sermos sal da terra e luz do mundo.

 

 

 

 

Na parte da tarde o tema na Perspectiva Social foi trabalhado com muita criatividade pelas irmãs Sheila Bissoqui, Maria Olinda Filó Mazinni e Júnia Duraes. Elas destacaram sobre como viviam os primeiros Cristãos... Em perseverança; obediência; união; repartindo o pão; com alegria; com simplicidade e com louvor. E o resultado desse viver cristão foi que: contavam com a simpatia de todo o povo. “E acrescentava o Senhor dia-a-dia os que iam sendo salvos.”

 

Bispo Nelson Leite falou da santificação interior

 

 

 

 

O Painel seguinte foi com o Bispo Nelson Luiz Campos Leite na perspectiva Pastoral. “É possível a santificação em nosso viver? O que entendemos por Santificação e quais os passos para alcançá-la? Mostrou então os aspectos prioritários ao considerarmos a Santificação, que são os seguintes: Pureza Interior – puros de coração: mente emoção, vontade, relacionamento; Santidade interior: a dos motivos que nos levam a agir; Santidade em amplitude – sentido de saúde: física, mental, emocional, espiritual, social e, acima de tudo, relacional, pois Deus é relacional e, como imagem e semelhança dEle, levamos essa característica fundamental em nosso ser. “Logo, não sou mais eu que vive, mas Cristo vive em mim.” Gálatas 2:20

 

 

 

À noite tivemos a “Noite Cultural” sob a responsabilidade da 1ª e da 2ª Regiões. Momentos alegres e ao mesmo tempo de chamar a atenção para o período crítico que estamos vivendo como país e também como cristãs.

 

 

No domingo o último Painel foi com a Revda. Profa. Dra. Margarida Ribeiro e a Presidente da Confederação do Brasil, Ivana Aguiar Garcia falando sobre Mulheres nos caminhos da missão produzem frutos de uma vida santificada (Perspectivas e Desafios).

 

 

 

Grupos foram formados para responderem sobre quais ações têm sido desenvolvidas em suas regiões sobre o assunto e quais os desafios se propunham para o futuro.

A presidente da Federação de Mulheres da REMA, trouxe reflexão sobre os frutos do Espírito

 

Os frutos da terra simbolizavam o fruto descrito em Gálatas

 

As mulheres participaram, colando os frutos na árvore

 

O Culto de Encerramento foi dirigido pela Região Missionária do Amazonas tendo a presidente Rosilene Gonçalves à frente ministrando a palavra e logo em seguida a Celebração da Ceia do Senhor com a Bispa Marisa de Freitas e as Pastoras Léa Cordeiro e Margarida Ribeiro.

 

Celebrando a Ceia do Senhor

 

 

 

Este Encontro foi muito importante para as nossas vidas, nos fez refletir muito sobre a Santificação e com certeza despertou a todas na busca de uma vida santificada na presença do Senhor. E os comentários e desejos de todas eram os mesmos: que pena que acabou!!!!!!!!!!!!

 

 

“Semeai para vós em justiça, colhei segundo a misericórdia; lavrai o solo não arado; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós” Oséias 10:12 . Versículo deste Encontro.

 

 

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: