Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo realiza o II Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à Distância. Saiba como foi.

FaTeo realiza o II Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à Distância. Saiba como foi.

10/09/2010 18h27 - última modificação 10/09/2010 18h38

Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene (Am 5.24). Inspiradas neste versículo e com o tema Mulheres e Direitos Humanos, aconteceu no dia 28/08, sábado, o “II Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à Distância”, promovido pelo Centro Otília Chaves (FaTeo/Umesp) e Confederação Metodista de Mulheres. Depois de muito preparo, reuniões, gravações, testes, e-mails e telefonemas, tanto do Centro Otília Chaves e Confederação de Mulheres, quanto dos locais que receberam a transmissão, o Encontro foi um marco na caminhada das mulheres metodistas. Afinal, vivenciamos um momento de partilha e reflexão sobre as mulheres e os Direitos Humanos na Bíblia e na atualidade.

imagens/distancia1.jpg

A transmissão começou pontualmente às 10h. No período da manhã, as palestras foram ministradas pelos professores Rev. Tércio Machado Siqueira (Antigo Testamento) e Rev. Paulo Roberto Garcia (Novo Testamento), que abordaram a questão da mulher na Bíblia, como aquelas que preservaram a vida e procuraram exercer a sua espiritualidade a partir da perspectiva cidadã. O Rev. Tércio tratou dos direitos da viúva e do órfão, inspirado nos textos do profeta Elias. O Rev. Paulo, abordou a inserção das mulheres em várias instâncias no cristianismo nascente. À tarde a Profa. Roseli Fischmann, especialista em Direitos Humanos, tratou do tema a partir do histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando quais foram os aspectos que impulsionaram a proclamação deste documento, especialmente a inserção das mulheres.

imagens/distancia3.jpg

Foram momentos de muita alegria, pois recebíamos o tempo todo, através de e-mails, relatos de como estava acontecendo o evento em diversos lugares do Brasil. Afinal, 71 locais foram cadastrados pelo Centro Otília Chaves para acolher o evento. É importante destacar que as palestras foram gravadas e encaminhadas anteriormente para o caso de haver algum problema no sinal, ou questões técnicas de cada local. Mas no final tudo ocorreu debaixo da graça do Senhor.

Dentre muitos relatos e fotos, destacamos abaixo alguns testemunhos:

“Eu gostei de saber das mulheres e procurá-las na Bíblia. Elas fizeram a diferença e nós podemos fazer também e marcar esta geração com Cristo em nós.” (mulheres da IM em Volta Redonda, RJ, 1ª. RE)

“Estamos reunidas no Salão Social da Igreja Metodista Central em Macaé, tivemos uma manhã maravilhosa, fomos edificadas em cada momento! Deus derramou do seu amor e graça e nossos corações estão transbordando da alegria do Senhor”. (Ana Paula Maroti, Macaé, RJ, 1ª. RE)

“Está tudo certo por aqui. Igreja Metodista do Sarandi Porto Alegre. Mulheres enviam abraços” . (Loraine 2ª. RE)

“Achei excelente a iniciativa deste Encontro Nacional de Mulheres à Distância, infelizmente não tivemos a realização do I Encontro, porém, pela graça de Deus, conseguimos realizar este II Encontro. Para mim foi muito produtivo e consegui aprender muito com relação aos Direitos das Mulheres, acho muito importante este tipo de iniciativa e estou muito feliz em conhecer outras irmãs de outras igrejas no nosso Distrito Leste I”. (Rute Barbosa Avelino, Itaim Paulista, 3ª. RE)

“Registramos o nosso agradecimento a Deus, e a vocês por este Encontro tão especial que está acontecendo. Estamos em numero de 30 pessoas, apreciando e aprendendo mais das boas novas do evangelho. Que Deus renove suas forças e capacite mais, para que acontecam novos Encontros como este”. (Grupo de Mulheres da 4ª RE - Igreja Metodista Central em Juiz de Fora)

“Mais uma vez agradecemos a oportunidade de podermos participar deste II Encontro. Está sendo muito bem transmitido por aqui, estamos nas dependências do IAL, em Lins... e ficamos felizes em podermos fazer parte mais uma vez desta história. Agradecemos a Deus pelas suas vidas, de toda a equipe e dos professores que tão maravilhosamente ministraram as palestras”. (Tirza, Roseanna e Dirma, Lins, SP, 5ª. RE)

“Nós da igreja Metodista em Bandeirantes, agradecemos ao Centro Otília Chaves, conseguimos nos conectar e o evento foi muito proveitoso”. (Leandro Bandeirantes, PR, 6ª.RE)

“Tivemos a participação de 41 mulheres. Algumas deram sua opinião sobre os direitos da mulher, sua liberdade e atuação em qualquer área sem nenhuma discriminação, onde se sente à vontade, segura e feliz por ser mulher. Fizemos uma dinâmica com a participação de todas. Houve também sorteio de brindes, revista da Voz Missionária etc. e logo após um delicioso almoço no restaurante. Ao final, tivemos momentos de diversão que nos alegraram muito com danças, brincadeiras e encerramos com saboroso lanche”. (Distrito III, Igreja Central de Vitória da Conquista, BA, REMNE)

“A toda equipe do Centro Otília Chaves que, com tanto carinho, trabalhou na organização de Encontro à Distância que aconteceu no último sábado, nossa gratidão. Reunimos-nos em distritos, o Distrito Central da REMA se reuniu em Ji- Parana na Igreja do bairro Urupá. Somamos um número de 32 mulheres das cidades de Ji-Paraná (2 Igrejas), Jaru, Presidente Médici e Ouro Preto. Concordamos todas que este encontro foi ainda melhor que o outro, que também foi ótimo. As palestras foram muito pertinentes. Estamos ansiosas pelo próximo encontro. A nossa organização local também melhorou muito, superando as expectativas. Queremos parabenizá-las pelo excelente trabalho e que Deus esteja abençoando vocês e seus ministérios, que sejam fortalecidos a cada dia pelo Senhor”. (Distrito Central Ji-Paraná, REMA)

Convidamos todas as mulheres metodistas a se prepararem para o III Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à Distância a realizar-se em 2011.

Agradecemos a Deus porque até aqui Ele nos tem ajudado.

Nos caminhos da missão,

Revda. Margarida Ribeiro e Revda Suely Xavier dos Santos

Centro Otília Chaves – Faculdade de Teologia / UMESP

FOTOS: No alto, grupo da Igreja Metodista de Rio Branco, no Acre. Na seguência, grupo da Igreja de Penápolis, São Paulo, e Bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. O Centro Otília Chaves está recebendo notícias e fotos de várias regiões, enviadas pelas participantes. Acompanhe o site www.metodista.br/centrootiliachaves

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: