Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo realiza culto de designação de seminaristas. Veja lista de estudantes designados/as para atuar em igrejas de São Paulo

FaTeo realiza culto de designação de seminaristas. Veja lista de estudantes designados/as para atuar em igrejas de São Paulo

27/02/2013 11h15 - última modificação 28/02/2013 12h47

28/02/2913

Na manhã dessa quarta-feira (27/02), 140 alunos/as recomendados pela Igreja Metodista para a Faculdade de Teologia (FaTeo) em São Bernardo do Campo-SP, foram designados/as pelo presidente da 3ª Região Eclesiástica, bispo José Carlos Peres, para atuar ministerialmente em várias Igrejas da Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba durante o período acadêmico.

O Reitor da Fateo, Rev. Dr. Paulo Roberto Garcia acolheu todos os/as presentes e explicou para os/as acadêmicos/as de outras instituições o ato da designação. "A Igreja Metodista com carisma episcopal confere a homens e mulheres o reconhecimento do dom, do chamado para cuidar das comunidades. É uma experiência ímpar para nossos/as acadêmicos/as", disse.

Os/as alunos/as recomendados/as pela Igreja Metodista chegam à FaTeo de várias partes do país. Esse ano foram matriculados 39 alunos/as no período matutino. Dentre eles/as, 13 são casados e 20 já possuem uma graduação. Vinte e oito são metodistas e os/as demais são da Assembleia de Deus, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Batista, Igreja Católica e Igreja Católica Cristã Presbiteriana.

Acima, grupo de estudantes designados/as no período matutino.

 

Acima, estudantes do período noturno no culto de designação.

 

O bispo José Carlos Peres enfatizou a importância da designação. "As designações serão para as igrejas mais carentes, principalmente aquelas que integram o Programa de Revitalização de Igrejas, PRI. Todos os acadêmicos têm a oportunidade de exercer o ministério aqui na 3ª Região durante o período dos estudos", afirmou o bispo.

Alessandro Alves Cordeiro, por exemplo, tem 36 anos e saiu da cidade de Morretes, interior do Paraná (6ª Região Eclesiástica) com a esposa e a filha Lídia de três anos e compartilha a experiência. "Desde minha chegada fui sempre bem acolhido e com certeza quero dar minha contribuição na Igreja Metodista em Tucuruvi-SP", disse o aluno do 1º ano.

Fabiano Pereira deixou a cidade de Macaé-RJ para seguir o ministério pastoral e desde o primeiro ano, ele experimenta a itinerância pastoral. "Passei pelas Igrejas Metodistas em Guarulhos, Osasco, Jardim Bonfiglioli e, agora designado para Campo Belo. Esse processo itinerante está sendo bem marcante em minha vida, já que a Igreja Metodista é conexional e a vida do pastor é itinerante", disse o pastor acadêmico.

Recomendação - A 3ª Região Eclesiástica enviou 13 alunos/as à FaTeo no final do ano passado. Desses, quatro estudam no período noturno. A 1ª Região recomendou 11 estudantes e a 4ª Região enviou quatro acadêmicos. Já a 5ª e 6ª Regiões enviaram dois e seis alunos respectivamente que pretendem ingressar no ministério pastoral. A Região Missionária do Nordeste (Remne) enviou um aluno e; a Região Missionária da Amazônia (Rema) e a 2ª Região Eclesiástica não tiveram recomendações para os estudos teológicos em 2013.

O ato de envio realizado todos os anos é fruto de uma parceria entre a 3ª Região Eclesiástica dentro do Programa de Revitalização de Igrejas (PRI), FaTeo, as Igrejas Locais e Congregações, Pontos e Projetos Missionários, Pastores/as, bem como os alunos/as designados/as como seminaristas (1º, 2º e 3º anos) e nomeados/as como pastores/as acadêmicos/as (4º ano).

Confira AQUI as designações episcopais.


Veja também o perfil dos/as alunos/as que ingressaram na Faculdade de Teologia em 2013 nos períodos MATUTINO e NOTURNO.

SAIBA MAIS:

Programa de Revitalização de Igrejas - o PRI é coordenado pela Secretaria de Expansão Missionária da Terceira Região Eclesiástica da Igreja Metodista e o desenvolvimento deste trabalho é feito desde o ano de 2007. Além de apoiar as diversas igrejas da Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba, outros objetivos norteiam o programa:

• Desenvolver “um zelo evangelizador na vida de cada metodista e de cada igreja local”.
• Apoiar igrejas, congregações e pontos missionários, objetivando o avanço do crescimento da Igreja, em termos de autogoverno; autoproclamação e autossustento.
• Ajudar as comunidades a desenvolverem o seu projeto missionário.

Esses objetivos acima continuam norteando o projeto, em conformidade com o Plano Nacional Missionário 2012-2016 (PNM), que afirma: “precisamos de uma pneumatologia (...) profética, critica e transformadora da realidade brasileira; carismática (...), comunitária (...)”.

De acordo com o documento, a vocação ministerial está em pauta. "A partir de um zelo evangelizador, para uma arrancada missionária, tendo um ministério pastoral ainda mais focado na Palavra de Deus, nos sacramentos, no compromisso com a unidade e na dimensão conexional da Igreja; e um chamado ao laicato a fim de que cada metodista seja um instrumento de Deus, no exercício dos dons, ministérios e frutos santificadores. Desta forma, almeja-se um revigoramento do discipulado na perspectiva da obra reconciliadora de Jesus Cristo, gerando uma vida de santidade e serviço à comunidade” (PNM pp 6-7)).

Parceria - São parceiros neste programa a 3ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, a Fateo, as Igrejas Locais e Congregações, Pontos e Projetos Missionários, os Pastores/as, bem como os alunos/as designados/as como seminaristas (1º, 2º e 3º anos) e nomeados/as como pastores/as acadêmicos/as (4º ano).

Fonte: Sede Nacional da Igreja Metodista

Fotos: Luciana de Santana/FaTeo

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: