Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo participa do IV Encontro Latino-americano de Estudos Wesleyanos

FaTeo participa do IV Encontro Latino-americano de Estudos Wesleyanos

27/07/2009 15h44 - última modificação 28/07/2009 18h26

Nos dias 20 a 24 de julho de 2009 foi realizado o IV Encontro Latino-americano de Estudos Wesleyanos, dando continuidade ao processo que foi iniciado em São José (Costa Rica) e Piracicaba (São Paulo), respectivamente nos anos 1983 e 1984. As contribuições do III Encontro, que teve lugar na Faculdade de Teologia, em 2003, foram reunidas no livro publicado pela Editeo, Teologia e Prática na tradição Wesleyana: uma leitura a partir da América Latina e Caribe.


O IV encontro reuniu no ISEDET, Buenos Aires, cerca de 25 professores/as e pastores/as preocupados/as com os estudos da herança wesleyana em nosso continente, sob o tema “Graça e salvação: temas wesleyanos em perspectiva latino-americana”. O evento contou com o apoio de CIEMAL e de agências metodistas no exterior. Representando a Faculdade de Teologia, participaram os professores Rui de Souza Josgrilberg, Helmut Renders e José Carlos de Souza.


Diversas conferências temáticas e oficinas foram oferecidas. O professor Helmut Renders apresentou o tema "Graça, salvação e teologia da sustentabilidade como desafio para as igrejas da tradição wesleyana da América Latina e Caribe". Além das palestras restritas aos/às participantes, o evento também apresentou conferências públicas, realizadas em algumas igrejas de Buenos Aires, cujos temas e conferencistas destacamos a seguir:


  • A vida entre a graça e as estruturas de pecado: a prioridade da vida em Wesley, por Rui de Souza Josgrilberg;
  • Santificação e transformação social, por Theodore W. Jennings Jr.;
  • “Pensa e Deixa Pensar”, por José Duque;
  • Teologia Pública e Teologia Wesleyana, por Nestor Míguez;
  • A Graça na Teologia Wesleyana, por Donald Dayton.

A Revda. Nelly Ritchie, da Argentina, a Revda. María Inés Simeone, presidente da Igreja Metodista no Uruguai, e o Revdo. Bispo Frederico Pagura, entre outros, foram mensageiros nas liturgias inspiradíssimas, dirigidas por irmãos e irmãs de diferentes igrejas da América Latina. Reuniões de grupos também propiciaram a oportunidade de apresentar vários trabalhos correlacionados com a temática geral. Cerca de 25 pessoas, procedentes de Argentina, Uruguai, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos participaram com regularidade do evento que envolveu, ademais, muitos outros participantes das igrejas locais, entre leigos/as e estudantes, nas programações públicas. Entre estas, o lançamento do CD “Tenemos esperanza – Tangos para apostar a la vida” foi um momento marcante.


Ao final, se discutiram formas de continuar aprofundando as pesquisas sobre a herança wesleyana na América Latina. Para viabilizar as propostas, entre elas, a edição de uma página eletrônica na Internet e a realização do próximo encontro em 2012, constituiu-se um grupo diretivo, composto por Daniel Bruno (Cone Sul), Raquel Riquelme (Área Andina), Jorge Alberto Ochoa Lonji (América Central e do Norte e Caribe) e José Carlos de Souza (Brasil).


Tais encontros evidenciam que a busca por aprofundar a identidade wesleyana no metodismo latino-americano é caminho que pode se desenvolver unicamente por meio do diálogo e do reencontro com as fontes que fundamentam nossa fé e prática. A importância de eventos dessa natureza reside na urgência que tal tarefa alcançou em nossos dias.


imagens/argentina2.jpg

Informou: José Carlos de Souza

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: