Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo lança Centro Otília Chaves em evento acadêmico

FaTeo lança Centro Otília Chaves em evento acadêmico

17/03/2008 11h31 - última modificação 17/03/2008 11h31

“Gênero e Igreja” foi o tema do encontro acadêmico da FaTeo realizado em 12 de março, inserido nas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que representou também o lançamento do Centro Otília Chaves da FaTeo.


A Cátedra Otília Chaves existia desde os anos 1990 para exercer atividades de ensino acadêmico, e outras afins, atuando no corpo discente e, de modo especial, colaborando para que as alunas do Curso de Teologia venham a exercer seu pastorado com especificidade. Com o desenvolvimento do trabalho houve uma ampliação do projeto com assessorias e participação em atividades que enfatizam a presença e a ação das mulheres nas igrejas, que, a partir de um processo avaliativo para reestruturação da FaTeo, levou à decisão de que a Cátedra deveria ser ampliada e transformada no Centro Otília Chaves, respondendo à realidade de suas demandas. A coordenadora da Cátedra Otília Chaves revda. profa. Margarida Ribeiro dará continuidade ao projeto por meio do Centro.

O evento de lançamento do Centro Otília Chaves, o encontro acadêmico “Gênero e Igreja”, reuniu a comunidade da FaTeo (estudantes e professores/as) para uma reflexão teológico-pastoral sobre o tema. No período matutino o encontro contou com a contribuição da bispa metodista do Região do Nordeste Marisa Coutinho, e no periodo noturno contribuiu com a reflexão a pastora metodista editora da Revista Voz Missionária Amélia Tavares. Ambas colocaram para a teologia e para a pastoral o desafio de refletir sobre o tema do gênero não como um desafio para as mulheres ou sobre elas mas como um elemento que diz respeito à parceria de mulheres e homens no cumprimento do desejo de Deus de transformar o mundo num lugar de paz e justiça para toda a criação.

Além da comunidade da FaTeo, participaram do evento lideranças de mulheres na Igreja Metodista: a presidente da Federação de Mulheres da 3a Região Eclesiástica Neusa Souto, que também representou a presidente da Confederação de Mulheres da Igreja Metodista Sonia Palmeira, a presidente da Federação de Mulheres da 5a Região Eclesiástica Kátia Regina Torres, a presidente da Confederação de Mulheres da América latina e Caribe Jane Eyre. Participou ainda do evento a coordenadora do Núcleo de Estudos da Mulher na América Latina (NETMAL) profa. Sandra Duarte.

Na foto, da esq. para a dir. (Luciana de Santana): A revda. Margarida Ribeiro, Kátia Torres, Jane Eire, Neusa Souto, a bispa Marisa Coutinho, a revda. Amélia Tavares e a profa. Sandra Duarte.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: