Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo inaugura novas dependências no Edifício Ômega

FaTeo inaugura novas dependências no Edifício Ômega

06/03/2009 18h04 - última modificação 17/03/2009 18h09

imagens/muralOmega.jpg

Aberta está a porta, ó Deus! Vem entre nós estar! (...) Que seja o nosso teto maior que os nossos passos...

Com este alegre cântico começou a cerimônia de inauguração das novas dependências do Edifício Ômega na Faculdade de Teologia, dia 13 de março, às 11 horas. A inauguração faz parte do calendário de comemorações dos 120 anos de ensino teológico metodista no Brasil. Para compartilhar deste momento histórico, estavam presentes diversas autoridades eclesiásticas e acadêmicas.


A palavra de acolhida coube ao reitor da FaTeo, prof. Rui de Souza Josgrilberg. Ele agradeceu a presença dos/as convidados/as e de todas as pessoas que colaboraram para o projeto e construção das novas instalações inauguradas no Ômega: quatro espaçosos andares onde se destacam painéis do artista plástico Marcos Brescovici ilustrando cenas da história do metodismo e do ensino teológico no país.


O descerramento da placa de inauguração foi feita a várias mãos: ao lado da placa, o Prof. Marcio de Moraes, Reitor da Universidade Metodista, o Bispo Adriel de Souza Maia, representando o Colégio Episcopal da Igreja Metodista e o Rev. Paulo Dias Nogueira, presidente do Conselho Diretor da FaTeo. Convidados pelo prof. Rui participaram deste momento outras pessoas que trabalharam no projeto: o prof. Otoniel Ribeiro, como administrador da obra; o artista plástico Marcos Brescovici; o engenheiro Edson José Monte e o funcionário Francisco Argeu Ferreira Alves, representando os operários que tornaram mais essa conquista possível.


O reitor da Umesp, Marcio de Moraes, e o pastor Paulo Nogueira, representando o Conselho Diretor da FaTeo, destacaram a união de esforços e a importância de se prosseguir numa história que começou em 1889, quando se instalou o seminário Granbery, em Juiz de Fora, do qual a Faculdade de Teologia é herdeira direta. O Bispo Adriel, lembrando dos tempos em que foi aluno da Faculdade de Teologia – tempos “heróicos”, em que até um banheiro foi adaptado para servir de alojamento aos alunos – celebrou o privilégio de poder inaugurar novos espaços para melhor servir a causa do Reino de Deus. Ao final da cerimônia, a oração de consagração foi feita pelo Bispo Stanley Moraes e a bênção foi impetrada pelo Bispo Nelson Luiz Campos Leite.


Saiba mais sobre o Edifício Ômega

As novas dependências foram construídas para funcionamento da Administração Acadêmica e Programática da FaTeo. Elas representam a última etapa de estruturação do Complexo Ômega do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo composto inicialmente pelas salas de aula para o Curso de Teologia, biblioteca e auditório, inaugurados em 2006.


O novo prédio, de quatro andares, também dá continuidade ao projeto “Visitando nossa História”, com os painéis em grafiato de autoria dos artistas plásticos Marcos Antonio Brescovici e Francisco José Bracht (Xiko), que compõem a parede de entrada do complexo Ômega (John Wesley em estudo com um grupo em Oxford), as paredes do auditório (imagens da realidade do Brasil, de líderes metodistas marcantes no país e no continente latino-americano) e o corredor central (a Fundição Metodista).


Agora, no hall de entrada das novas dependências três novos painéis contam a história da presença social metodista no Brasil. Um deles é dedicado ao Credo Social, com destaque para o missionário Hugh Clarence Tucker, fundador do centenário Instituto Central do Povo, primeira instituição social fundada no país e que atende, até os dias de hoje, a população carente do Morro da Providência, Rio de Janeiro. Outro painel destaca o Plano para Vida e Missão da Igreja Metodista, com imagens de lideranças metodistas fundamentais para o estabelecimento das diretrizes sociais da Igreja Metodista, como o pastor Scilla Franco e bispo Isac Aço. Também receberam uma homenagem especial os pastores Derly Chaves, Duncan Reily e o bispo Almir dos Santos, nomes que compõem a história dos 120 anos de Educação Teológica Metodista, tema do terceiro painel histórico do novo prédio.


imagens/muralOmega2.jpg

Mural em nova dependência do Edifício Ômega homenageia Credo Social Metodista e celebra os 120 anos de educação teológica metodista. Foto: Luciana de Santana

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: