Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo fortalece parcerias e inicia novos projetos nos EUA

FaTeo fortalece parcerias e inicia novos projetos nos EUA

19/11/2015 17h30 - última modificação 23/11/2015 16h17

 

 

Durante o mês de Novembro, a Faculdade de Teologia – FaTeo esteve representada em diversas atividades nos  EUA, com o objetivo de firmar, dar continuidade e dialogar sobre novas parcerias. O Reitor da FaTeo, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia e o Presidente do Conselho Diretor da FaTeo, Rev. Paulo Dias Nogueira, cumpriram uma intensa agenda em Atlanta, Orlando e Boston. Em Atlanta, foram dois os compromissos. O primeiro foi uma visita à sede da Mission Society, onde estiveram reunidos com Diretores desta agência, dentre eles, o Revmo. Bispo João Carlos Lopes, que é Vice-Presidente do Conselho Diretor, e que estava também em viagem. Neste encontro, foi possível dialogar sobre temas comuns e possibilidades de trabalhos conjuntos. O segundo compromisso foi com nossos parceiros da Candler School of Theology, onde foi firmada a continuidade dos projetos em comum desenvolvidos já há alguns anos.

 

 

Depois, viajaram para Boston, onde foram recebidos pelo casal pastoral Rev. Juarez Gonçalves e Revda. Clauri Gonçalves, pastores da Family United Methodist Church – Brazilian Ministry. Nesta visita, eles ministraram aulas e puderam também dialogar sobre como a FaTeo pode contribuir para a formação teológica básica de brasileiros/as que se encontram na região nordeste dos EUA.



Em Orlando, um momento de grande alegria! Após diálogos e visitas em 2014 e 2015, a FaTeo e Asbury assinaram um acordo que possibilitará às duas instituições  realizarem intercâmbios de docentes, alunos, pesquisas, recebimento de grupos e cursos especiais em tempo real entre áreas de comum interesse das instituições. Dentre as áreas,  terão grande atenção as áreas de discipulado e plantação de Igrejas. Este acordo com a Asbury  foi assinado no campus da cidade de Orlando, numa cerimônia que também contou com a presença do Presidente da Asbury, Prof. Dr. Timothy Tennent e do Revmo. Bispo João Carlos Lopes,  que além de incentivador desta parceria, esteve presente na cerimônia como membro da Junta de Diretores da Asbury.

 

 

Pelo Programa de Relações Institucionais da FaTeo, entre os dias 4 e 17 de Novembro eu pude representar a Faculdade de Teologia em diversos compromissos nos EUA.  Primeiramente, participei do Exploration,  que é organizado pela GBHEM - Junta Geral de Educação Superior e Ministério da Igreja Metodista Unida. Este evento, que aconteceu em Orlando, reuniu cerca de 450 jovens entre 18 e 26 anos que se sentem chamados para o desempenho do ministério pastoral. Este evento oferece por meio de palavras, palestras, testemunhos e oficinas, o melhor suporte possível para que estes/as jovens possam, de uma melhor maneira, ouvir, discernir e responder ao chamado de Deus. Neste evento, além de todo o conteúdo das apresentações, os/as participantes contam também com representatividade de seminários teológicos de todo o país onde os/as participantes  possam conhecer as melhores opções de estudos, indo de encontro com suas intenções de cursos, ministérios e localização.

 

 

Após o término do evento, fui até Nashville onde pude me reunir com a Secretária Geral da GBHEM, Revda. Kim Cape, com o Secretario Geral Associado, Rev. Myron Wingfield, dentre outros Diretores/as da junta, para dialogar sobre os projetos comuns que temos desenvolvido. Entre eles, destacando o Projeto SOL-Africa, E-Reader, CyberCampus onde daremos continuidade, assim como possibilidades de novas frentes de trabalhos com a GBHEM que se mostraram possíveis nesta visita. Na mesma cidade, reuni-me também com o Assistente Especial para o Secretário Geral da Discipleship Ministries, Rev. Stephen Bryant e também da Diretora Robin Pippin, onde pudemos dialogar sobre como contribuir mais para o programa de provisão de recursos teológicos bibliográficos em formato eletrônico em língua portuguesa para as bibliotecas dos seminários teológicos das Igrejas Metodistas Unidas em Moçambique e Angola. 

 

 

Concluídas as tarefas em Nashville, foi hora de ir ao Garrett Evangelical Seminary, em Evanston, onde a convite da Profa. Dra. Débora Junker - Diretora da Área de Iniciativas Internacionais do Seminário, pude conhecer os espaços, e participar de reuniões com ela, com a  Presidente do Seminário, Prof.  Dra. Lallenne Rector, com o Prof. Dr. Luiz Rivera - Reitor para Assuntos Acadêmicos, com o Prof. Dr. Tercio Junker e com a Profa. Dra. Cheryl  Anderson. Nestas reuniões,  pudemos compartilhar as atuações internacionais de cada seminário. Em 2016, possivelmente, receberemos uma visita de uma delegação deste seminário,  quando poderemos dialogar sobre as possibilidades levantadas nas reuniões, que podem incluir um oferecimento de um curso teológico especial para brasileiros/as que vivem na região nordeste dos EUA. 
           

 

Encerrando o ciclo de reuniões nos EUA, encontrei-me com o professor da FaTeo, Jonadab Domingues de Almeida, para visitarmos o Asbury Theological Seminary, em Wilmore. Nesta visita, além de conhecermos o Seminário, pudemos nos reunir com o Diretor de Relações Internacionais, Prof. Dr. Mark Royster para estabelecermos os primeiros passos do convênio assinado recentemente entre a FaTeo e o Asbury, mencionadas no início desta matéria.

 

 

Agradecemos a Deus pelo privilégio de fazermos missão e trabalharmos em conjunto com irmãos e irmãs de outras nações, para servirmos de apoio na formação de pessoas dispostas a trabalhar no Reino de Deus por meio da Missão,  Evangelização e Educação.

 

 

Por Demétrio Soares - Assessor do Programa de Relações Institucionais da FaTeo

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: