Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo é selecionada com três bolsas de Iniciação Científica do CNPQ

FaTeo é selecionada com três bolsas de Iniciação Científica do CNPQ

15/06/2007 18h00

O resultado da seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC-UMESP 2007-2008 foi muito positivo para a FaTeo. Pela primeira vez, a faculdade foi classificada com três das dez bolsas oferecidas à Universidade Metodista de São Paulo pelo programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ, do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil)  voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Foram selecionados para as bolsas PIBIC os/as estudantes Luana Martins Golin, 5º semestre, com o projeto “O discurso teológico no conto ‘O grande Inquisidor’ de Dostoieviski”, orientada pela profa. Magali do Nascimento Cunha; Aline de Souza Taconeli, 3º semestre, com o projeto “Sofrimento e esperança: o pessimismo antropológico contemporâneo na produção literária das canções de Renato Russo em diálogo com a Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann”, orientada pelo prof. Claudio de Oliveira Ribeiro; e Filipe Fernandes Ribeiro Maia, com o projeto “Fora da relação não há salvação: ensaios introdutórios para uma teologia em relação com inspiração em Buber e J. Moltmann”, orientado pelo prof. Rui de Souza Josgrilberg.

Essas 10 bolsas do PIBIC tomam a forma de incentivo financeiro mensal para estudantes que não tenham vínculo empregatício. A universidade oferece ainda outras 12 bolsas de estudo (liberação do pagamento de mensalidades) no mesmo critério. Dos 41 projetos inscritos neste ano, dez foram de estudantes do curso de Teologia. Foi o maior número remetido por um único curso. Os outros 31 estão distribuídos entre diversos cursos da universidade. Até 2006 a FaTeo remetia dois ou três projetos para seleção, ficando sempre com uma bolsa em cada modalidade. Neste ano o aumento significativo deve-se, segundo o coordenador de pesquisa da FaTeo prof. Claudio Ribeiro, ao fortalecimento das atividades dos grupos de pesquisa da faculdade e ao incentivo direto de professores-orientandores.

Estudantes da FaTeo têm também conseguido projetos de pesquisa aprovados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebem, por isso, incentivo financeiro mensal, em critérios semelhantes aos do CNPQ. Em 2006, dois estudantes concluíram pesquisas pela Fapesp e em 2007 uma estudante está com pesquisa aprovada em desenvolvimento.

As pesquisas de estudantes da FaTeo passam a fazer parte do acervo de conhecimento produzido na faculdade, contribuem com a prática pastoral, e muitas resultam em Trabalhos de Conclusão de Curso. Todos os resultados estão a disposição nas Bibliotecas da FaTeo e Central da Universidade. Clique aqui para conhecer os grupos de pesquisa da FaTeo.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: