Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo consolida parceria com CIEMAL

FaTeo consolida parceria com CIEMAL

11/03/2009 20h17 - última modificação 11/03/2009 20h22

O CIEMAL, Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e a Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo já têm um importante elo de ligação: a jornalista e pastora Joyce Torres, ex-aluna da FaTeo, eleita Secretária Geral do Ciemal em junho de 2008. Agora este elo se tornará ainda mais forte. O Reitor da FaTeo, Prof.Dr. Rui de Souza Josgrilberg, ofereceu uma sala da faculdade para o estabelecimento do escritório da Secretaria Geral do Ciemal. Para o prof. Josgrilberg, é importante fortalecer os vínculos da FaTeo com a América do Sul, estreitando laços com com os diversos organismos que se relacionam com o Conselho e, também, com as igrejas que, por intermédio do Ciemal, encaminham bolsistas para estudos teológicos no Brasil.


Por enquanto, Joyce mal teve tempo de se fixar em seu novo endereço. Os primeiros meses de sua gestão na Secretaria Geral têm sido ocupados por visitas às Assembléias Gerais dos países latino-americanos e caribenhos a fim de estabelecer contato e de estreitar os laços fraternais com os bispos(as), presidentes, pastores(as) e leigos(as) das Igrejas. “Meu objetivo é detectar como o Ciemal pode melhor servir aos países membros, bem como às novas igrejas, considerando as realidades contextuais de cada nação e as necessidades intrínsecas, e levando em conta, sobretudo, os dons e talentos que, compartilhados, podem beneficiar a todo o continente. Estive em três Assembléias: Montevidéu-Uruguai em julho, Medellín-Colômbia em outubro, e Cochabamba-Bolívia em dezembro de 2008”.


A Secretaria Geral também está a cargo dos Programas de do Ciemal “Jovem em Missão”, “Saúde Integral e HIV-AIDS”, “Escola Latino-Americana de Evangelização (ELADE)”, “Crianças, Adolescentes e Família (N.A.F.)” e “Encontro com Cristo”, e estabelece atividades em conjunto com cada programa, a fim de atender às necessidades das Igrejas Nacionais. “A pedido da IX Assembléia Geral, realizada em março de 2008, no Panamá, o Ciemal está passando por um processo de análise institucional e avaliação em todos os âmbitos, a fim de estabelecer um plano estratégico de curto, médio e longo prazos que incluam não somente o qüinqüênio atual mas também o futuro do Ciemal. Esse processo deverá ser concluído em novembro de 2009”, informa Joyce.


Em 2009, o CIEMAL completa 40 anos - nasceu no dia 9 de fevereiro de 1969 em Santiago do Chile. “Queremos celebrar esse aniversário com uma reunião que possivelmente será realizada na UMESP, em novembro”, diz a Secretária Geral.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: