Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo avança na produção de pesquisas e de conhecimento novo

FaTeo avança na produção de pesquisas e de conhecimento novo

02/05/2007 18h33 - última modificação 02/05/2007 20h06


Está em fase de seleção o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC-UMESP 2007-2008. O programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ, do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil) é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. A Universidade Metodista de São Paulo oferece anualmente 10 bolsas do PIBIC, com incentivo financeiro mensal, para estudantes que não tenham vínculo empregatício. A universidade oferece ainda outras 12 bolsas de estudo (liberação do pagamento de mensalidades) no mesmo critério.


Dos 41 projetos inscritos neste ano, dez são de estudantes do curso de Teologia. É o maior número remetido por um único curso. Os outros 31 estão distribuídos entre diversos cursos da universidade. Até 2006 a FaTeo remetia dois ou três projetos para seleção, ficando sempre com uma bolsa em cada modalidade. Neste ano o aumento significativo deve-se, segundo o coordenador de pesquisa da FaTeo prof. Claudio Ribeiro, ao fortalecimento das atividades dos grupos de pesquisa da faculdade e ao incentivo direto de professores-orientandores.


Estudantes da FaTeo têm também conseguido projetos de pesquisa aprovados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebem, por isso, incentivo financeiro mensal, em critérios semelhantes aos do CNPQ. Em 2006, dois estudantes concluíram pesquisas pela Fapesp e em 2007 uma estudante está com pesquisa aprovada em desenvolvimento.


As pesquisas de estudantes da FaTeo passam a fazer parte do acervo de conhecimento produzido na faculdade, contribuem com a prática pastoral, e muitas resultam em Trabalhos de Conclusão de Curso. Todos os resultados estão a disposição nas Bibliotecas da FaTeo e Central da Universidade. Clique aqui para conhecer os grupos de pesquisa da FaTeo.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: