Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo assina convênio para apoio em educação teológica à Igreja Metodista no Equador

FaTeo assina convênio para apoio em educação teológica à Igreja Metodista no Equador

23/05/2012 22h25 - última modificação 23/05/2012 22h23

Sol-Andina, Solidariedade em Educação Teológica com a América Andina, é o projeto que foi oficialmente iniciado na tarde deste 23 de maio de 2012, concretizando o apoio da FaTeo à atualização teológica de pastores/as e lideranças leigas da Igreja Evangélica Metodista Unida do Equador. O projeto foi oficializado por meio de um Acordo de Cooperação entre as duas instituições, assinado por seus representantes, o Reitor da FaTeo Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia, e o Revmo. Bispo da Igreja do Equador Silvio Cevallos Parra (foto acima).

O Sol-Andina nasceu de um desafio lançado pela Igreja Metodista na Grã-Bretanha, por meio de sua secretaria para a América Latina, de que a FaTeo apoiasse igrejas mais recentemente formadas no Continente, cujos/as pastores/as e lideranças tiveram formação teológica em seminários de outras confissões, que não oferecem base em teologia wesleyana. O formato do projeto foi inspirado em outra experiência de apoio em educação teológica, o Sol-Africa, que completa seis anos de caminhada neste 2012.

No caso do Sol-Andina, a FaTeo enviará dois docentes por semestre durante os anos de 2012 e 2013, não apenas do quadro docente da FaTeo, mas incluindo lideranças metodistas de países do continente, para oferecer cursos de formação em temas definidos em diálogo com a liderança nacional da Igreja Andina em processo, sendo a Igreja do Equador a primeira, com  duração de uma a duas semanas. O projeto tem a coordenação da Profa. Dra. Margarida Ribeiro, com a colaboração do Prof. Dr. Nicanor Lopes, ambos nomeados pela Diretoria da FaTeo para a tarefa.

A assinatura do convênio é a culminação de um processo de diálogo e planejamento iniciado desde os primeiros meses de 2011. O Bispo Sílvio Cevallos participa da Semana Wesleyana 2012, como parte do projeto de formação, e, por isso, se criou a oportunidade para a cerimônia de assinatura formal do convênio, que, segundo o Prof. Paulo Garcia, é importante como registro histórico desta caminhada de parceria.

A cerimônia contou com a participação do Bispo Assessor do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Revmo. Stanley da Silva Moraes e dos professores que atuarão no Equador na primeira etapa do projeto, prevista para julho de 2012, o Rev. Prof. José Carlos de Souza  (FaTeo) e a Revda. Profa. María Inés Simeone (Igreja Metodista no Uruguai). O momento foi presidido pela coordenadora do Programa de Relações Institucionais da FaTeo Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha, com o apoio da coordenação do projeto.

Da esquerda para direita: Professor José Carlos de Souza (FaTeo); Prof. Nicanor Lopes (vice-reitor da FaTeo), Revda Profa María Inés Simeone (Uruguai), Profa. Margarida Ribeiro (FaTeo); Bispo Stanley Moraes (Secretário do Colégio Episcopal da Igreja Metodista); Bispo Silvio Cevallos Parra (Equador); Prof. Paulo Roberto Garcia (reitor da FaTeo), Prof. Magali do Nascimento Cunha.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: