Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Faculdade de Teologia homenageia seu professor, diretor e reitor Rui de Souza Josgrilberg

Faculdade de Teologia homenageia seu professor, diretor e reitor Rui de Souza Josgrilberg

17/02/2016 20h39

 

A história dele com a FaTeo é extensa. Data da década de 1960. Ele foi professor, diretor e reitor da FaTeo, passou por tempos difíceis na instituição e também na história política do país e hoje, deixa a docência na graduação para lecionar apenas na pós graduação de Educação e também Ciências da Religião, nos cursos de doutorado.

 

 

Em meio a momentos de muito carinho, durante o culto de abertura do ano letivo, na FaTeo, o professor foi citado como Herói da Fé, por ter sido professor de praticamente todos os professores da casa. Isso porque o Prof. Dr. Edson de faria Francisco não estudou com ele na graduação, mas teve o privilégio de tê-lo como professor de Escola dominical, e incentivador para que iniciasse seus estudos na área de línguas, especificamente em Hebraico.

 

 

O atual reitor, Prof. Paulo Garcia, lembrou que, enquanto ele era estudante, o professor Rui foi seu quarto reitor, numa época difícil para a faculdade de Teologia, com muitas mudanças. Falou das inovações e de quanto o Prof. Rui trabalhou para que o curso de Teologia fosse reconhecido pelo MEC e também para colocar a Faculdade de Teologia no lugar que ela está hoje, tão bem conceituada, tanto dentro quanto fora do País. “Num momento de instabilidade do quadro docente, de instabilidade com a Igreja, o Rui foi o condutor da paz. Trouxe tranquilidade, estabilidade, consolidou e qualificou o quadro de docentes. Ampliou o diálogo, costurou o abismo que separava a faculdade da Igreja. O Rui tem sido inspiração para vida de todos nós.”, enfatizou o reitor.

 

 

O vice-reitor da FaTeo e diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Prof. Dr. Nicanor Lopes também saudou o professor Rui. “Eu queria dizer ao Rui que uma das coisas que mais me encanta é que ele é um companheiro do caminho. A minha chegada como docente na faculdade de teologia, eu tenho muito forte na minha história de vida, foram os novos desafios que a faculdade de Teologia recebeu quando nós enfrentamos o debate de oferecer Teologia na modalidade à distância. Um período de muitas conversa, de construir de fato uma proposta de teologia pública, no sentido de oferecermos teologia para quem gostaria de fazer, mas não podia vir a São Bernardo. Rui era diretor da faculdade naquela época e sempre foi muito claro e pautou essas questões. Para vocês que estão chegando agora, nosso curso de teologia na modalidade a distância e presencial também é um dos raros cursos de excelência deste país”.

 

 

O professor José Carlos de Souza, que começou os estudos na FaTeo, no mesmo ano em que o professor Rui começou a dar aula falou do amigo, companheiro de jornada. Lembrou das aulas de Hermenêutica, Sociologia da Religião e que o professor Rui foi o pregador na formatura de sua turma. Ressaltou a maneira como o professor Rui sempre foi incentivador de seus pares para o aperfeiçoamento nos estudos e pesquisas e como ele mesmo cursou o doutorado “com a grande ênfase que o prof. Rui deu a nossa escola, com o Centro de Estudos Wesleyanos, já nos anos 80”.

 

 

Como forma de marcar a data a FaTeo entregou ao professor um quadro com foto do retiro de espiritualidade dos docentes, para guardar na memória e um notebook para que ele não pare suas contribuições na teologia.

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: