Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Estudantes e professores participam de Aula Magna que abre o semestre letivo na FaTeo

Estudantes e professores participam de Aula Magna que abre o semestre letivo na FaTeo

26/02/2016 16h32

 

Quarta-feira de casa cheia. Foi assim, no auditório do edifício Ômega, nesta quarta (24). Estudantes, professores, assessores episcopais e o Conselho Diretor da Faculdade estiveram presentes para a ministração da aula magna que abre o semestre.

 

 

Com o tema: “O ato de gloriar-se em 2 Coríntios 12. Auto-glorificação ou defesa da honra?”, a Profa. Danielle Lucy Bosio Frederico compartilhou sua dissertação de mestrado e mostrou o contexto social, a busca pela honra como peculiaridade do mundo greco-romano. E a atitude de Paulo como fundamento teológico para a comunidade de fé.

 

 

Ela mostrou a questão do patronato e clientelismo, praticados em virtude da honra e  como Paulo usou aquilo que eles já tinham arraigados nas suas relações sociais e a lógica de Cristo para desconstruir o que foi semeado por pregadores itinerantes em sua ausência. Mesmo sabendo que o ato de gloriar-se, naquele contexto era sinônimo de loucura, Paulo toma para si a regra da loucura e a faz de maneira contrária ao esperado: “O que se gloriava como louco, se gloriava de suas capacidades, conquistas, características que deveriam superar seus adversários. O apóstolo faz exatamente o contrário, se gloriando de suas fraquezas e passando a nomeá-las na perícope”.

 

 

Para a professora, Paulo estabelece assim, um fundamento teológico básico à comunidade de fé, “pois é através do Poder de Cristo na vida do fiel que as coisas são realizadas. O fiel deveria, portanto, ser totalmente dependente da ação de Deus em Cristo; nele depositando toda a sua honra.”

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: