Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Estudantes do 4° ano fazem simulado para o Enade

Estudantes do 4° ano fazem simulado para o Enade

27/10/2015 19h25 - última modificação 28/10/2015 10h55

Prova estará disponível para estudantes do presencial e EAD, via internet

 

Turma do período matutino está recebendo capacitação para a prova

 

Na próxima quarta e quinta (03 e 04), estudantes do 4° ano da FaTeo, tanto presencial quanto EAD farão simulado, como parte da preparação para a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade 2015 que acontece no domingo, dia 22 de novembro.

 

Esta é a primeira vez que a Faculdade de Teologia fará parte do Enade, exame que busca medir o rendimento dos alunos de cursos de graduação em relação aos conteúdos das diretrizes curriculares, além de competência para compreender temas que vão além do âmbito específico da profissão, no caso, do teólogo e da teóloga.

 

O professor Marcelo Furlin está oferecendo capacitação para a área de teologia da Fateo e da PUC

 

A avaliação faz parte das exigências do MEC para as instituições de Ensino Superior, assim como a avaliação institucional interna, feita a cada seis meses e a visita feita por profissionais do Ministério da Educação e Cultura à faculdade.   

 

Profa. Blanches ficou entusiasmada com a entrada da teologia no Enade

 

A Profa. Dra. Blanches de Paula, coordenadora do Curso Presencial e do Programa de Formação da FaTeo, recebeu com entusiasmo a entrada do curso de teologia na avaliação do Enade 2015 (Na FaTeo, o curso é reconhecido pelo MEC desde 1999). “Se a Teologia está entrando no Enade é sinal do reconhecimento da importância da formação teológica. E esse reconhecimento vai abrir outros horizontes, que é a presença de alguém que fez teologia no dia a dia da sociedade. Isto para além da Igreja, do fato de ser pastor ou pastora. A importância de se fazer o Enade é como dizer: esse curso é indispensável, assim como outros saberes para o conhecimento humano e também para a vida humana em sociedade.”

A Faculdade de Teologia vem se preparando e conta com a assessoria de um professor da casa, Dr. Marcelo Furlin, que já tem experiência com avaliações Enade e também está oferecendo capacitação na área de Teologia, para a PUC. “Ele compartilhou algumas estratégias que usou no curso dele, com os docentes e depois iniciamos com o corpo discente”, disse, lembrando que para os alunos do quarto ano estão sendo oferecidas aulas especialmente sobre linguagem, “principalmente a leitura que se faz a partir dos enunciados, a partir das hermenêuticas próprias da linguagem.”

 

enadenoturno.jpg
Turma do curso noturno, na capacitação para o exame

 

Para as outras áreas de conhecimento da teologia, assim como conhecimentos gerais, a FaTeo organizou materiais (vídeos, textos, dicas) acessíveis aos alunos e alunas através da plataforma Moodle e na próxima quarta e quinta-feira (03 e 04) disponibiliza um simulado para familiarizar os estudantes com o tipo de prova que eles farão no final de novembro. “O simulado será feito via internet. Alunos e alunas podem fazer a prova de qualquer lugar com acesso a internet durante todo o dia”.

 

Os docentes também receberam uma capacitação de como formular questões tipo Enade. “Nós convidamos uma professora da pedagogia, especialista nessa área. Ela fez um curso no MEC sobre como elaborar questões Enade e capacitou os chefes de área que repassaram aos docentes para a formulação do simulado.”

 

As provas do Enade acontecem a cada três anos. Este ano participam os alunos que realizaram 80% (ou +) do currículo do curso até 31/08/15 e concluem o curso até no máximo julho de 2016. Além dos ítens de conhecimentos gerais, para a área de teologia, a prova Enade 2015 levará em conta os seguintes conteúdos, como referencial: Textos Sagrados e Hermenêutica; Tradições, Ritos e Doutrinas Religiosas; Espiritualidade; Novas Expressões Religiosas; Ética; Bioética; Ecumenismo e Diálogo inter-religioso; Escatologia; História: História da Teologia e História das Religiões; Antropologia: Antropologia Teológica e Antropologia da Religião; Religião e Sociedade; Filosofia e Religião; Psicologia e Religião; Oratória; Teologia Prática; Correntes Teológicas: Teologia Feminista, Teologia e Gênero, Teologia da Libertação, Teologia Latino-americana, Teologia Indígena e Afro, Teologias Orientais; Métodos Teológicos;  Teologia e linguagem; Teologia e Meios de Comunicação; Gestão e Administração.

 

Alice Fonseca é aluna da manhã

 

A aluna da manhã, Alice Fonseca está tranquila quanto a prova. “Foram quatro anos de curso, bem aproveitados. Não estou apreensiva, nem preocupada. Estou gostando muito das aulas dadas pelo professor Marcelo Furlin, principalmente na questão de interpretação de textos e de tudo o que pode ser aplicado na prova. Agora é a hora de a gente mostrar que realmente a aprendeu a fazer teologia, não apenas para aplicar na prova do ENADE, mas para ser uma prática de ministério mesmo”, disse, enfatizando que aprendeu muito com as aulas. “Me esclareceu muito, até na questão do TCC, sobre a forma de escrever, dar sentido ao texto. Então, não está sendo apenas algo específico para o ENADE, mas pra tudo.” 

 

 

Tatiana Almeida, do curso noturno da FaTeo

Tatiana de Almeida, aluna do noturno, tem uma dinâmica diferente. Moradora de Cubatão, ela sobe a serra para as aulas, com o marido, Ideltino, que também cursa o 4° ano de teologia.  Os dois trabalham e fazem a faculdade ao mesmo tempo, viajando pouco mais de 100 km por dia. “O Enade é um item a mais nessa roda viva, mas sei que trará ganhos tanto para a faculdade, quanto para quem cursa teologia. É claro que ando nervosa, sim, porque é muita responsabilidade. A nossa correria é grande. Precisamos cumprir prazos para entrega de trabalhos e o TCC. Isso tudo em sintonia com família, trabalho, igreja. Com tudo isso, o envolvimento com o Enade fica prejudicado. A gente, que trabalha e mora longe, acaba ficando sem muito tempo para se dedicar aos estudos e Enade. Mas vai dar certo. Vamos fazer o melhor.”

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato/Paulo Belkiman

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X