Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Estudante do 2º ano viaja a Israel para integrar voluntariado de programa do CMI

Estudante do 2º ano viaja a Israel para integrar voluntariado de programa do CMI

16/08/2013 14h50 - última modificação 21/08/2013 12h48

O dia 17 de agosto de 2013, certamente será uma data que ficará para sempre na história de vida de Felipe Jamaites, estudante do 2º ano de Teologia da FaTeo: ele embarca para Israel, onde permanecerá por um período de quatro meses, como voluntário do Programa de Acompanhamento Ecumênico à Palestina e Israel, EAPPI (da sigla em inglês), do Conselho Mundial de Igrejas.

No culto da última quarta-feira, dia 14 de agosto,  houve um momento especial de oração por sua viagem e por esse ministério.

O Programa de Acompanhamento Ecumênico à Palestina e Israel é uma iniciativa do CMI que procura garantir o respeito aos direitos humanos e às leis humanitárias internacionais nos territórios palestinos ocupados por forças israelenses. Uma das tarefas dos/as voluntários/as selecionados/as pelo EAPPI é acompanhar os palestinos que passam pelos postos de controle todas as vezes em que, para ir de uma cidade palestina a outra, são obrigados a ingressar em terra sob domínio israelense. Há mais de 90 postos de fiscalização nas estradas, informa Manuel Quintero, coordenador do programa.  "Os palestinos são submetidos a assédios e humilhações cotidianas dentro de seu território, quando  pretendem entrar em Israel”.

Os/as voluntários/as também acompanham crianças palestinas que vão à escola e sentem medo de passar pelos postos de controle, onde costumam ser hostilizadas pelos colonos israelenses.

Para o acompanhante ecumênico a tarefa não é totalmente isenta de riscos. Mas todos os participantes do programa recebem um treinamento com instruções para que o período em que permanecerão na Palestina transcorra da maneira mais segura possível. Felipe recebeu uma capacitação técnica e psicológica para sua missão e viaja com o apoio e orações da FaTeo. No retorno, compartilhará a experiência única de pastorear numa região de conflito, uma Terra Santa que ainda anseia por paz.

Foto: Luciana de Santana/FaTeo

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: