Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Espiritualidade cristã exige uma Igreja mais samaritana, afirma pastora cubana

Espiritualidade cristã exige uma Igreja mais samaritana, afirma pastora cubana

28/05/2013 12h20 - última modificação 28/05/2013 12h29


Delegadas, delegados, assessores, convidados regressaram a seus lares, depois de uma semana de debates na VI Assembleia Geral do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), reunido em Cuba de 20 a 25 de maio, levando uma cruz no peito, feita de restos de madeira das moradias destruídas no ano passado pela passagem do furacão Sandy pela Ilha.

José Aurelio Paz/ALC Notícias
Havana, 27 de maio de 2013


No encerramento da Assembleia, no sábado, a presidente do Conselho Mundial de Igrejas para a América Latina, a pastora reformada cubana Ofelia Ortega destacou três conceitos que integram a espiritualidade cristã: justiça, amor e humildade.

"Ir às raízes dos problemas sociais, a partir da própria raiz da nossa espiritualidade, é o fundamento último da espiritualidade para um outro mundo possível. Daí que precisamos de uma Igreja de misericórdia, de uma Igreja mais cristã e mais humana, uma Igreja samaritana", disse.

O secretário geral do CLAI, pastor Nilton Giese, leu a Carta Pastoral de Havana que alude a temas pontuais urgentes como o conflito político entre o Reino Unido e a Argentina, o processo de pacificação da Colômbia, as 70 mil mortes violentas e os 20 mil desaparecidos registrados no México.

O texto reporta-se à necessidade do desenvolvimento de Estados laicos na região, além do fortalecimento da liberdade de culto. Soma-se a isso a necessidade de orar pelo aprofundamento do processo democrático venezuelano e o apoio à autodeterminação do povo de Porto Rico.  

A Carta destaca, ainda, o bloqueio econômico imposto a Cuba e denuncia a tortura de prisioneiros encarcerados na Base Naval de Guantánamo.

Num ecumenismo de gestos concretos, mote do encontro de Havana, delegados e delegadas das igrejas afiliadas ao organismo ecumênico regional recolheram 12 mil dólares que serão revertidos em artigos de primeira necessidade para os que sofreram a fúria de Sandy, nas províncias orientais do país.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: