Elas escolheram a vida: O Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Metodistas
08/06/2009 20h10 - última modificação 08/06/2009 20h06

Elas escolheram a vida
Quando dói, grito ai,
quando é bom, fico bruta,
as sensibilidades sem governo.
Mas tenho meus prantos,
claridades atrás do meu estômago humilde
e fortíssima voz pra cânticos de festa.
Adélia Prado (do poema Grande Desejo)
Escolher a vida é tarefa diária. Crescimento gera dor. Mas também traz prazer e sabedoria. Humaniza e capacita para a missão. As mulheres reunidas nos dias 5, 6 e 7, na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista fizeram a escolha pela vida. Vieram de muitas partes do país para participar de palestras que tiveram como tema a saúde integral, um terreno desconhecido (e até proibido!) para muita gente que ainda acha que o corpo é separado da alma.
A palestra de abertura, ministrada pela bispa e médica Marisa de Freitas, da Região Missionária do Nordeste rompeu barreiras, aplainando o caminho para as palestras que se seguiram. Marisa falou sobre o princípio da vida, fazendo uma linda analogia do funcionamento do corpo humano com os propósitos de Deus e o exercício da espiritualidade.
Explicando o processo de fertilização do óvulo pelo espermatozóide, ela disse que a nova vida se gera na união: é imagem de Deus que também une, em si mesmo, as características masculinas e femininas que concede à humanidade. “Quando a vida começa em comunhão, ela se multiplica”. Assim se multiplicam as células e cresce um bebê que, apesar de protegido e confortável, procurará, no momento certo, sair à luz. “Todo o ser que nasce de Deus anseia pela vida e liberdade. Não dá pra ficar a vida inteira no ventre materno”, disse a bispa, lembrando que este princípio também é válido para a vida cristã. É necessário liberdade e crescimento. Contudo, toda vida em liberdade exige dor e sacrifício. “O bebê chora ao nascer levando tapinha ou não porque a entrada de ar nos alvéolos pulmonares provoca dor”, disse ela. “Da mesma maneira, ninguém cresce sem passar por uma situação difícil”.
A teóloga e médica metodista foi enfática ao afirmar que o corpo humano não é “pecado”: “O diabo não tem corpo e é pecador. O nosso corpo é sinal palpável do milagre de Deus. Por isso, precisamos conhecer nosso corpo. Quanto mais o conhecermos, mais poderemos cuidar dele, valorizando-o como habitação do Espírito”.
Segundo Marisa, o cristianismo é o caminho real de saúde integral. E saúde integral, lembrou ela, inclui corpo e mente. Muitos problemas de ordem física tem origem emocional que podem – e devem – ser tratados por especialistas. Deus levanta profissionais, como médicos, psicólogos e psiquiatras para nos orientar e tratar. Em alguns casos, ao aconselhamento pastoral devem ser associados recursos médicos, como a terapia e até o uso de medicamentos. É o caso, por exemplo, da depressão. A depressão é uma alteração psíquica e orgânica. Como está associada ao um desequilíbrio químico, seu tratamento associa terapia com remédios antidepressivos. Depressão não é, portanto, falta de fé, é uma doença que pode atingir qualquer pessoa – e, estatisticamente, duas vezes mais mulheres do que homens.
“Estamos optando pela vida física, emocional e espiritual na plenitude”, destacou Marisa, que terminou sua palestra com um apelo: “Em nome de Jesus Cristo, não dê ouvidos ao inimigo e àqueles que ele levanta para destruir o projeto de Deus. Cuidem-se e tenham uma vida boa. Este é o projeto de Deus para a humanidade. Não existe espiritualidade sem corpo. Tudo o que temos foi criado pelo Senhor”.
Texto: Suzel Tunes
Foto: Luciana de Santana
Mulheres escolhem a vida...
Veja a programação
5 a 7 de Junho de 2009 - Faculdade de Teologia - Centro Otília Chaves
A FaTeo, com o apoio da Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres está promovendo o Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista. É uma oportunidade de diálogo e partilha de experiências de pessoas que buscam a saúde integral, pois escolheram a Vida.
Quem pode participar?
O encontro é aberto a todas as pessoas interessadas, especialmente às mulheres da Igreja Metodista.
Programação
5 de junho, sexta-feira
17h00 Recepção
18h00 Jantar
19h30 Celebração de Abertura (Federação de Mulheres da 4ª. RE)
20h30 Painel 1:Saúde Integral
21h30 Dinâmica de Integração (Estudantes da FaTeo)
6 de junho, sábado
7h30 Café
8h30 Devocional (Centro Otília Chaves)
9h00 Painel II (Saúde: um olhar a partir da Bíblia)
10h30 Intervalo
11h00 Painel III (Saúde e Mulheres: intervenções na história)
12h30 Almoço
14h00 Grupos de Trabalho: Com-Partilhar (Saúde no cotidiano das mulheres/A arte na saúde)
15h30 Intervalo
16h00 Grupos de Trabalho
18h00 Jantar
19h30 Noite Cultural
7 de junho, domingo
7h30 Café
8h30 Painel IV (Saúde e Mulheres: perspectivas e desafios)
10h00 Avaliação
10h30 Intervalo
11h00 Celebração de Encerramento(Ceia do Senhor/Federação de Mulheres da 3ª. RE
12h00 Almoço
Assessoras/es:
Revma. Bispa Marisa de Freitas Ferreira Coutinho - Bispa Presidente da Região Missionária do Nordeste – REMNE
Prof. Dr. Milton Schwantes - Pastor, Professor de AT na Pós-Graduação em Ciências da Religião e FaTeo
Profa. Dra. Margarida Ribeiro - Pastora, Coord. Centro Otília Chaves (Programa de Extensão)
Prof. Dr. Rubens de Almeida Pupo Jr. Médico, livre-docente da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp
Profa. Janira Carneiro Silva Educadora, Professora de Arte e Música
Profa. Suely Xavier dos Santos - Pastora, Professora de Antigo Testamento da FaTeo
Revda. Amélia Tavares Correa Neves - Pastora, Redatora da Revista Voz Missionária
Coordenação Revda. Margarida Ribeiro Revda. Suely Xavier dos Santos
Inscrições: Parcial: R$ 30,00 Integral: R$ 150,00 (inclui hospedagem e alimentação)
As Regiões Eclesiásticas da Igreja Metodista, por meio da FaTeo, oferecem bolsa hospedagem e alimentação. Interessadas devem entrar em contato com a Sede de sua Região. Participantes bolsistas devem efetuar o pagamento de inscrição parcial. Inscrições até o dia 25 de maio de 2009.
Informações e inscrições:
Faculdade de Teologia da Igreja Metodista/ CENTRO OTÍLIA CHAVES
Rua do Sacramento, 230 – Rudge Ramos
09640-000 – São Bernardo do Campo – SP
Tel.: (11) 4366-5978 Fax: (11) 4366-5962