Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / 5ºEncontro Afro Cristão ocorre na Universidade Metodista

5ºEncontro Afro Cristão ocorre na Universidade Metodista

26/03/2012 14h35 - última modificação 26/03/2012 14h36

Os Encontros Afrocristãos são realizados anualmente congraçando pessoas de diversos lugares e procedências em torno de temas relacionados ao grupo afrodescendente. O I Encontro Afrocristão foi uma iniciativa conjunta do Ministério de Ações Afirmativas da Igreja Metodista -AA-AFRO-3RE e do Grupo Identidade, da Faculdade EST - São Leopoldo-RJ, em 2008. A partir do II Encontro Afrocristão outras parcerias vem se agregando na organização e suporte para a continuidade anual deste espaço negro cristão, aberto as todas as pessoas que queiram dialogar, refletir e conhecer as questões que envolvem a população afrobrasileira e o grupo negro dentro do segmento religioso evangélico.

Nestes Encontros busca-se integrar os saberes acadêmicos, populares e teológicos em torno de temas relacionados à população negra, e neste ano, também a populações indígenas. É também um lugar de desenvolver a afetividade e desconstruir preconceitos culturais em relação a estas populações.

A proposta de V ENCONTRO AFROCRISTÃO é ser um espaço e tempo de fortalecimento da auto-estima étnico-racial das pessoas negras inseridas nas igrejas cristãs e de todas as pessoas interessadas em dialogar com esta temática e com o grupo negro evangélico. Tendo como referência a mensagem cristã de libertação de preconceitos e discriminações que separam as pessoas e impedem que a justiça, a paz e o amor sejam realidade em nossa sociedade.

O tema deste ano é a saúde, compreendida como um bem estar integral – físico, emocional e espiritual – que flui entre o individual, social e ambiental. Saúde é dádiva de Deus a todas as pessoas, direito que tem sido usurpado das gentes negras e indígenas. Um bem cultural das comunidades tradicionais negras e indígenas que preservam o cuidado e respeito com a natureza, com as pessoas e a comunidade. Um valor enfatizado na vida e obra de Cristo.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

•    O Encontro compreende atividades: Apresentações Acadêmicas e Relatos de iniciativas negras, palestras com abordagens de 3 subtemas: saúde  dos povos quilombolas, saúde das populações afro urbanas, e , saúde das populações indígenas; momentos de espiritualidade, momentos culturais e de confraternização, exposição e venda de artesanato e livros.
•    A inscrição dá direito a participação integral das atividades, e, ao Certificado emitido pela Universidade Metodista de São Paulo.
•    A alimentação (almoço e jantar) é por conta do participante;
•    Hospedagem:    Caso necessite de hospedagem, temos algumas vagas. Assinalar na ficha de inscrição. E aguardar a confirmação da vaga de hospedagem.
•    Se você tiver objetos, instrumentos, panos e adereços afros ou indígenas: solicitamos que leve para serem usados na ornamentação do local.
•    Haverá espaço para exposição e vendas de livros e artesanato. Se você quer expor/vender algum artesanato: assinalar na ficha de inscrição e aguardar a confirmação.

- CLIQUE AQUI PARA VER ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

- CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A FICHA DE INSCRIÇÃO DO ENCONTRO

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: