Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Em fase final no pós-doc, professora Blanches se prepara para retornar ao Brasil

Em fase final no pós-doc, professora Blanches se prepara para retornar ao Brasil

19/12/2016 18h55

Ladeada pelo prof. Dr. Gregory Ellison II e o reverendo Rev. Olu Brown

 

A menos de 15 dias de sua volta ao Brasil, a Prof. Dra. Blanches de Paula está concluindo seus estudos de pós-doutorado na Candler School of Theology, com a participação em várias aulas, reuniões, redação do texto do pós-doc e ainda com um tempinho para visitar algumas igrejas de lá.

 

Culto lembrando Dia de los muertos

 

 

 

Logo no início de novembro, uma experiência num encontro da comunidade latino-americana de estudantes para um diálogo sobre o Dia de los Muertos (Finados). “Os/as estudantes partilharam os significados desse dia em seus respectivos países e posteriormente houve o culto em memória no Dia de Finados”, contou Blanches.

 

 

No 2° encontro do Round Table

 

Ainda em novembro, a professora pôde participar pela segunda vez, da experiência da Round Table, uma mesa redonda, dirigida pelo professor Gregory Ellison II, que é o orientador de Blanches no pós-doc, e o reverendo Zacary Thompson. O tema desta vez foi: Quem é o meu próximo? E isso aconteceu logo após as eleições nos EUA.

 

Aula no Emory University Hospital Midtown

 

Rev. Bridgette Young Ross Dean of Chapel and Spiritual Life

 

Durante as aulas na Candler, houve momento de dialogar sobre o sofrimento e a esperança a partir do contexto latino-americano e estadunidense. Também houve uma aula no hospital da Emory University, com a diretora de Saúde Espiritual no Hospital, a Profa. Dra. Bridget Piggue, que falou “sobre o sentido do cuidado pastoral em meio às políticas excludentes do direito à saúde.”

 

Na aula de seminários dos/as alunos/as do Rev. Prof. Dr Luiz Wesley de Souza

 

Extra-curso, a professora pôde conduzir uma aula com seminários dos alunos do Reverendo Prof. Dr. Luiz Wesley de Souza, em viagem ao Brasil e também uma aula especial noutro curso, da Profa. Bárbara Hüfner-Kemper, “essa aula a respeito de Paulo Freire e sua contribuição para o cuidado pastoral”, disse.  

 

Durante uma das aulas, a passagem de um tornado fez com as pessoas fossem para o subterrâneo da capela, o lugar do círculo de oração e para outros espaços na Candler. Passado o tornado, todos voltaram às salas de aula

 

 

Durante as aulas no pós-doc

 

 

O coral Vozes da Esperança, do presídio feminino de Arrendale, participou do culto de Ação de graças

 

 

Presídio feminino

A professora esteve no Presídio Feminino de Arrendale, onde a Candler desenvolve um trabalho com as internas (veja matéria). Desta vez, o Coral Vozes da Esperança deste presídio participou de um dos cultos da Candler, em referência ao Dia de Ação de Graças. “Foi um momento muito tocante e depois tive a oportunidade de almoçar junto com elas após o culto”, disse Blanches, que tinha planos de voltar ao presídio. “A professora Elizabeth Bounds pediu para que eu compartilhasse em aula, com elas, o tema do luto. Entretanto, as leis mudaram no último mês, segundo a professora Bounds. A partir da segunda visita é necessário registrar-se como voluntário/a e fazer um curso antes de voltar ao presídio. Infelizmente não houve tempo para esse procedimento pois o curso acontecerá em janeiro.”

 

Jantar de ação de graças na Candler


Na mesa com brasileiros e professores da Emory


Thanksgiving 

Uma data de muita importância, especialmente nos EUA, o Dia de Ação de Graças, na Candler contou com jantar de confraternização com docentes, discentes e funcionários da Emory University. Na mesa, com a professora, um professor brasileiro que ensina Língua Portuguesa, uma professora de Teologia, outra de Engenharia e uma funcionária. “Também tivemos momentos de ação de Graças com os/as estudantes e com docentes internacionais na casa do Coordenador Acadêmico e Diretor do Setor de Relações Internacionais da Candler, Prof. Dr. Jonathan Strom. Além disso, tive a alegria de visitar o Justo González e a Catherine González”, disse.

 

 

 

Diálogos destemidos

A professora Blanches também participou de mais um encontro do Fearless Dialogues (Diálogos Destemidos), com pessoas que fazem doações para instituições e projetos na área de educação. Desta vez, um grupo de cerca de 20 pessoas, quando se trata da importância da partilha com outro ser humano.

 

Participação num dos cultos de advento, leitura em vários idiomas

 

Num dos cultos da Candler, o professor aposentado, Luther Smith foi o pregador

 

Cultos

Entre outras igrejas, a professora participou de vários cultos na Candler. “Em um deles, o pregador foi o prof. Dr. Luther Smith, aposentado na Candler, cujo sermão tratou do cultivo da esperança em meio às incertezas (mais especificamente no tempo pós eleição nos EUA).”

 

I. Batista Ebenezer, famosa pela atuação de Martin Luther King

 

 

A professora também esteve em cultos na Igreja Metodista Impact, a qual chamam também de igreja urbana, Igreja Metodista Eastside  e Igreja Batista Ebenezer “No templo novo, a Ebenezer é mais conhecida pela participação de Martin Luther King na história desta comunidade.”

 

Igreja Metodista Impact

 

 

Com o coração grato e também cheio de saudade de casa, a professora Blanches vai encerrando esse tempo fechando as malas e agradecendo a Deus, à comunidade acadêmica de lá e aqui da FaTeo, e à Igreja Metodista “pela oportunidade de estudos e pesquisas; pela partilha da docência num contexto diferente e pelo aprendizado sobre a vida e o Evangelho em outra cultura e outro país.”

 

Igreja Metodista East Side

 

 

 

A professora Blanches passa o Natal ainda na Candler e chega ao Brasil no dia 30 de dezembro para suas funções na FaTeo, em sala de aula, e na coordenação de cursos como a pós-graduação em aconselhamento pastoral entre tantas outras funções, além do Projeto Missionário Metodista em Santa Isabel, onde é pastora. A comunidade acadêmica e a Igreja só podem desejar bom retorno ao Brasil.

 

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Arquivo Pessoal

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: