Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / É quaresma: tempo de florir!

É quaresma: tempo de florir!

18/02/2013 12h05 - última modificação 18/02/2013 12h02


Quando você ouve a palavra quaresma, o que vem à sua mente? Esta palavra sempre esteve associada a um tempo do calendário litúrgico cristão. É sinônimo de silêncio e contrição. Mas, quando penso em quaresma não vem à minha mente apenas isso. Lembro os quarentas anos do povo hebreu no deserto (cf. o livro bíblico de Êxodo), os quarenta dias de Jesus também no deserto (Mateus 4,1-11) e isso traz à memória experiências de dificuldades regadas à esperança de alcançar a terra prometida e de preparo para o tempo de proclamar a justiça. Também lembro a quaresmeira!

Quaresmeira é uma árvore curiosa. Dizem que só floresce no período de janeiro a abril e julho a agosto e suas flores são roxas, rosadas e talvez seja por isso que tem esse nome. Dizem também que ela tem folhagem o ano inteiro e é no período do florescimento que sua beleza aparece!

A quaresmeira é um exemplo interessante e motivador para o período litúrgico que estamos vivendo: ela mostra toda a sua beleza em um tempo em que nos recolhemos para meditar sobre a expectativa da Páscoa, da Ressurreição e de celebrar a nova vida em Cristo. Suas flores parecem promover um renovo diante de um ano inteiro de simplicidade e de pura folhagem.

Então quando ouço a palavra quaresma penso nisso: é tempo de despertar a beleza escondida durante todo o ano! Quaresma é tempo de florir!

Pastora Ana Carolina Chizzolini Alves
(Extraído do site do Colégio Metodista Bertioga/Pastoral Escolar)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: