Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Diálogo com Jürgen Moltmann marca Semana de Estudos Teológicos 2008 da FaTeo

Diálogo com Jürgen Moltmann marca Semana de Estudos Teológicos 2008 da FaTeo

03/11/2008 18h36 - última modificação 03/11/2008 19h05


“Vida, Esperança e Justiça” foi o tema do diálogo com o teólogo alemão Jürgen Moltmann, na Semana de Estudos Teológicos da FaTeo, realizada em 2008 em conjunto com a Semana de Estudos da Religião do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Metodista. O evento teve início na noite de 29 de outubro, com palestra sobre as principais ênfases da teologia de Jürgen Moltmann sobre o futuro, pelo Rev. Dr. Levy da Costa Bastos, atualmente missionário metodista a serviço na Alemanha. A palestra foi seguida de um pronunciamento do Dr. Moltmann que defendeu uma teologia e uma prática cristãs em torno da defesa e do amor à vida.

Nessa mesma noite foram lançadas duas obras: a segunda edição do livro “Protestantes, Pentecostais e Ecumênicos” , de autoria do ex-professor da Metodista recentemente falecido Dr. Antonio Gouvêa Mendonça, em sua homenagem; e a edição 22 da Revista da FaTeo Caminhando, com uma coleção de artigos com ênfase na vida e na obra de Jürgen Moltmann.

Nos dias 30 e 31 de outubro, Moltmann pronunciou duas palestras: a primeira, uma reflexão sobre a atualização de sua obra mais famosa a “Teologia da Esperança”, tendo contribuições dos teólogos metodista Rui Josgrilberg e católico-romano Jung Mo Sung, como debatedores; e a segunda, “Uma teologia para a vida – uma vida para a teologia”, em que destacou suas memórias teológicas do contato com a América Latina, sendo debatedores os teólogos católico-romano José Oscar Beozzo e luterano Milton Schwantes. As palestras de Moltmann e outros textos inéditos do teólogo foram publicados pela Editeo (Editora da FaTeo) por meio do livro lançado no evento no evento: “Vida, esperança e justiça. Um testamento teológico para a América Latina”. Na noite de 30 de outubro, um momento especial marcou o evento: a outorga do título Dr. Honoris Causa a Jürgen Moltmann pela Universidade Metodista de São Paulo.

Outras obras da Editeo foram lançadas durante o evento: “Em busca do Reino”, de Phillys Reily, material para crianças e professores/as que trabalham com educação cristã; “Em espírito e em verdade. Um curso de liturgia”, do prof. da FaTeo Luiz Carlos Ramos, da Coleção Cristianismo Prático. Foi também lançada e distribuída uma nova edição da revista Mosaico Apoio Pastoral, com o tema “Graça Preciosa”.


Clique aqui para ver a foto oficial do evento.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: