Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Diaconia celebra 43 anos de existência com encontro em Pernambuco

Diaconia celebra 43 anos de existência com encontro em Pernambuco

29/07/2010 19h01 - última modificação 29/07/2010 19h20

No dia 28 de julho, a organização cristã Diaconia completa 43 anos de existência. No momento em que comemora essa data, os 56 integrantes da organização estão reunidos em um Encontro Anual. O evento teve início no dia 26 e segue até o dia 29 de julho, no Hotel Casa Grande, em Gravatá (PE).

O Encontro Anual se dá em um momento especial para a instituição. Desde 2009 está sendo elaborado, de forma participativa, o Planejamento Estratégico que vai nortear a intervenção da Diaconia entre os anos 2011 e 2019. Por esta razão, a reunião tem o propósito de envolver todos(as) os integrantes nesta dinâmica, bem como tratar de temáticas como: gestão de pessoas, territorialidade e organograma institucional. O encontro também será marcado por um debate a respeito dos desafios institucionais no que tange às áreas de comunicação e mobilização de recursos.

A programação se iniciou na tarde do dia 26, com a saudação realizada pelo Coordenador de Programa Social da instituição, Sergio Andrade. Ele destacou a importância da comunhão entre os integrantes ao longo dos dias de evento. Uma dinâmica de entrosamento garantiu o primeiro contato mais próximo entre os(as) participantes.

Esperança, mudança, união e fé estiveram entre as palavras mais pronunciadas no primeiro dia do encontro, não apenas durante a dinâmica realizada com o intuito de compartilhar as expectativas do público, como também nos debates direcionados ao Planejamento Estratégico da instituição.

A primeira noite do Encontro Anual contou com o lançamento do livro “Até Quando?” dos autores Sergio Andrade e Aileen Silva Carroll e que aborda o problema da violência contra a mulher sob o aspecto do papel da Igreja. A programação seguiu com debates sobre temas como comunicação e mobilização de recursos na Diaconia.

Do paternalismo à promoção da cidadania

A Diaconia, cujo Conselho Diretor para o biênio 2010-2012 é presidido pelo professor da FaTeo e bispo metodista Paulo Ayres Mattos, surgiu em 1967 a partir de uma convocação da Confederação Evangélica do Brasil às Igrejas Evangélicas.

A organização nasceu como uma instituição focada no combate à pobreza, mobilizando recursos no exterior por meio das igrejas co-irmãs daqueles países. Os recursos chegavam na forma de mantimentos, roupas, medicamentos, ferramentas agrícolas, tudo num formato muito paternalista. Assim, a Diaconia permaneceu por cerca de 15 anos atendendo a 17 estados brasileiros.

No início da década de 80, a Diaconia sofreu uma cisão, sua sede transferiu-se para o Recife e sua área de atuação direta restringiu-se a seis estados do Nordeste - de Sergipe ao Ceará - região que concentra 40% da população carente do país. Desde então, muitas mudanças aconteceram na instituição, dentre as quais a reestruturação de 1997, que moldou os grandes traços da Diaconia atual.

A entidade passou a investir no fortalecimento da cidadania, na busca de um resultado que vá além da ação assistencialista. O atual enfoque é no desenvolvimento humano e social no nordeste brasileiro. A equipe da Diaconia percebeu que, mesmo no sertão semi-árido, não falta água: falta, sim, tecnologia para armazenar a água que cai das chuvas. Assim, soluções simples e baratas podem dar uma nova esperança para quem mora no semi-árido brasileiro como, por exemplo, as cisternas, construções de cimento que se multiplicam sertão afora. A água armazenada pelas cisternas é suficiente para beber e plantar, melhorando a qualidade de vida da população.

Fazem parte da organização as seguintes denominações evangélicas:

Associação das Igrejas do Cristianismo Decidido

Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do 7º Dia

Exército de Salvação

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Igreja de Cristo no Brasil

Igreja Metodista

Igreja Presbiteriana do Brasil

Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil


Fonte: http://www.diaconia.org.br

Para saber mais e colaborar com a Diaconia:

Site: www.diaconia.org.br

E-mail: apoie@diaconia.org.br

Tel: (81) 3221-0508

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: