Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Dia do/a Professor/a: uma homenagem a instrutores/as de vôo

Dia do/a Professor/a: uma homenagem a instrutores/as de vôo

15/10/2010 10h49 - última modificação 15/10/2010 11h02

Em um texto intitulado “Gaiolas e asas”, o escritor Rubem Alves, diz que “há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas”:

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

(...)

O sujeito da educação é o corpo, porque é nele que está a vida. É o corpo que quer aprender para poder viver. É ele que dá as ordens. A inteligência é um instrumento do corpo cuja função é ajudá-lo a viver. Nietzsche dizia que ela, a inteligência, era “ferramenta” e “brinquedo” do corpo. Nisso se resume o programa educacional do corpo: aprender “ferramentas”, aprender “brinquedos”. “Ferramentas” são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia-a-dia. “Brinquedos” são todas aquelas coisas que, não tendo nenhuma utilidade como ferramentas, dão prazer e alegria à alma.

Nessas duas palavras, ferramentas e brinquedos, está o resumo da educação. Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas. Ferramentas me permitem voar pelos caminhos do mundo.Brinquedos me permitem voar pelos caminhos da alma.

Quem está aprendendo ferramentas e brinquedos está aprendendo liberdade, não fica violento. Fica alegre, vendo as asas crescer… Assim todo professor, ao ensinar, teria de se perguntar: “Isso que vou ensinar, é ferramenta? É brinquedo?” Se não for, é melhor deixar de lado.

As estatísticas oficiais anunciam o aumento das escolas e o aumento dos alunos matriculados. Esses dados não me dizem nada. Não me dizem se são gaiolas ou asas. Mas eu sei que há professores que amam o vôo dos seus alunos. Há esperança…

Rubem Alves

Com este texto do teólogo e educador Rubem Alves, a Faculdade de Teologia homenageia seu corpo docente, instrutores de vôo pelos caminhos da alma e, por intermédio deles, todos os educadores e educadoras do Brasil.

Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. (A sabedoria) é árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm. Provérbios 3.1-2 e Provérbios.3.18

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: