Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Deus em nós: prof. Jung lança livro escrito em parceria com Hugo Assmann

Deus em nós: prof. Jung lança livro escrito em parceria com Hugo Assmann

12/04/2010 12h03 - última modificação 12/04/2010 12h03

O professor da Faculdade de Teologia, Jung Mo Sung, coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da Umesp, está lançando livro escrito com o teólogo Hugo Assmann (falecido recentemente). Deus em nós: o reinado que acontece no amor solidário aos pobres. São Paulo: Paulus, 2010. “Este é um livro bastante especial para mim porque foi um projeto que eu e Hugo iniciamos alguns meses anteriores a sua morte”, diz o professor.

O livro apresenta os dois últimos textos (inacabados) de Hugo Assmann, teólogo, sociólogo e pedagogo de reflexões inovadoras, críticas, criativas e provocativas. Só por isso, já poderia ser considerado uma obra significativa. Mas, mais do que isso, pessoas que empenham a sua vida na luta por uma sociedade e relações sociais mais humanas vão encontrar nas últimas reflexões de Assmann, especialmente na proposta de mística de “Deus em nós”, endomística, luzes para novas reflexões e caminhadas. Complementando as reflexões de Assmann, a segunda parte do livro, escrita pelo prof. Jung, propõe repensarmos o critério que, no inconsciente coletivo do cristianismo de libertação, tem servido para julgar as práticas pastorais, sociais e políticas: a noção de libertação como uma ruptura radical ou a construção do Reino de Deus.

Tomando a sério as contradições e complexidade da vida social, o livro propõe como critério a experiência de “Deus em nós”, o reinado de Deus que acontece no interior da luta e do amor solidário para com os pobres e as vítimas de sistemas e relações humanas opressivas.


PARTE I: (Hugo Assmann)

Cap 1. Ampliar e aprofundar sensibilidades: elementos para uma pedagogia do terceiro milênio

Cap 2. Fragmentos de Sócio-Pedagogia


PARTE II (Jung Mo Sung): (Jung Mo Sung)

Cap 3. Categorias sociais e a experiência espiritual.

Cap 4. Assistencialismo, reformismo e libertação: qual é o critério?

Cap 5. O reinado de Deus e sistemas sociais.

Cap 6. A plenitude possível e a mística do Deus em nós.

Informações: prof. Jung Mo Sung

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: