Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / De volta ao Brasil, equipe da FaTeo comemora avanços do Projeto SOL-Africa

De volta ao Brasil, equipe da FaTeo comemora avanços do Projeto SOL-Africa

03/06/2015 19h15 - última modificação 03/06/2015 19h42

 

 

Depois de quatro dias de estudos, compartilhamento de produção teológica africana, de língua portuguesa, no 2º Encontro Teológico Metodista para Países Lusófonos, que aconteceu em Johannesburgo, na África do Sul,  e reunião de avaliação do projeto SOL-Africa, a equipe de professores da FaTeo está de volta ao Brasil. O sentimento geral é de alegria  por ver frutos do trabalho que em 2015 entra em seu 10º ano.

 

 

 

Com breve testemunho no culto da FaTeo desta quarta (3), os professores Blanches de Paula, Eber Costa e o reitor Paulo Roberto Garcia demonstraram entusiasmo por ver o resultado do trabalho em terras africanas. A professora Blanches falou da felicidade de ver pastores, professores, que já estiveram no Brasil, no programa de intercâmbio com a FaTeo, compartilharem suas produções teológicas, totalmente integradas à realidade africana, até com edição de livros em língua portuguesa, algo ainda extremamente raro por lá.

 

    

  

O reitor, professor Paulo Garcia, lembrou que um dos pontos do projeto é o auxílio à estruturação de bibliotecas dos seminários teológicos de Angola e Moçambique, com o envio de livros, lembrando que, hoje, os seminários já têm suas bibliotecas com alguma estrutura, situação muito diferente de 10 anos atrás. O professor Eber Costa, docente da área de Teologia pastoral, voltou entusiasmado com as possibilidades de expansão do trabalho na África.

 

 Líderes avaliam trabalho em Joahnnesburgo


Participantes
O Encontro Lusófono reuniu diretores de seminários, presidentes de grupos societários, bispos, pastores e pastoras de Angola, Moçambique, Portugal e Brasil, além de representantes do GBHEM - General Board of Higher Education and Ministry-EUA, que discutiram e compartilharam suas reflexões sobre poderem caminhar para a contribuição mútua sobre a reflexão teológica em língua portuguesa, formação continuada, eventos, intercâmbios, educação cristã, cursos em tempo-real pelo método distance-learning, métodos para melhorias estruturais das bibliotecas dos seminários, entre outros.

 

 

 

Com abertura na quarta (27) o 2º Encontro Teológico Metodista para Países Lusófonos encerrou as atividades no sábado com a entrega dos certificados. Os Bispos Gaspar Domingos e José Quipungo conduziram a celebração da Ceia do Senhor.

 

 

 

Na reunião de avaliação do Projeto SOL-Africa foi celebrada a capacitação das 39 pessoas que estiveram no Brasil e se especializaram nas mais diversas áreas da teologia. Sendo que, atualmente, grande parte deste grupo contribui como docente em Seminários Teológicos das Conferências de Angola e Moçambique, assim como também desenvolvem funções de liderança na Igreja Metodista Unida dos dois países. Das apresentações participaram a coordenadora do SOL-Africa, Revda. Blanches de Paula – FaTeo, os coordenadores locais, Rev. Almeida Lemba – Angola/Oeste, Revda. Olga Ranchaze – Moçambique e irmão Rogério Bartolomeu – Angola/Leste. O Projeto SOL-África permanecerá com suas atividades, devendo ser reavaliado em breve.

 

 O Comitê Executivo do Sol-África no Encontro Lusófono

 

Ainda no encerramento dos trabalhos foi registrado o agradecimento dos participantes do projeto às Conferências Anuais do Leste, Oeste de Angola, às Conferências Norte e Sul de Moçambique e à General Board of Higher Education and Ministry que, desde 2006, na criação do Projeto, têm sonhado e alcançando resultados expressivos para o fortalecimento da liderança clériga, leiga e dos Seminários Teológicos das Igrejas de Angola e Moçambique.

 

 


Participaram da equipe FaTeo na África do Sul: Dr. Paulo Roberto Garcia, reitor da FaTeo; Dra. Blanches de Paula, coordenadora do SOL-África; Dr. Rui Josgrilberg coordenador do Centro de Estudos Wesleyanos e do Grupo de Pesquisa TeoMeb – Por uma teologia wesleyana brasileira; M.e Eber Borges da Costa, docente da área de Teologia Pastoral no tema Educação Cristã e Pedagogia na Prática Pastoral e Demétrio Soares, assistente do Programa de Relações Institucionais da FaTeo. Participam da equipe: Dr. Paulo Roberto Garcia, reitor da FaTeo; Dra. Blanches de Paula, coordenadora do SOL-África; Dr. Rui Josgrilberg coordenador do Centro de Estudos Wesleyanos e do Grupo de Pesquisa TeoMeb – Por uma teologia wesleyana brasileira; M.e Eber Borges da Costa, docente da área de Teologia Pastoral no tema Educação Cristã e Pedagogia na Prática Pastoral e Demétrio Soares, assistente do Programa de Relações Institucionais da FaTeo. Participam da equipe: Dr. Paulo Roberto Garcia, reitor da FaTeo; Dra. Blanches de Paula, coordenadora do SOL-África; Dr. Rui Josgrilberg coordenador do Centro de Estudos Wesleyanos e do Grupo de Pesquisa TeoMeb – Por uma teologia wesleyana brasileira; M.e Eber Borges da Costa, docente da área de Teologia Pastoral no tema Educação Cristã e Pedagogia na Prática Pastoral e Demétrio Soares, assistente do Programa de Relações Institucionais da FaTeo.

 

 

 

 

Texto: Rose Rosa
com informações de: Demétrio Soares
Fotos: Ricardo Bissolato / Demétrio Soares 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: