Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Curso internacional sobre "Relações de Gênero na Igreja"

Curso internacional sobre "Relações de Gênero na Igreja"

03/06/2008 00h30 - última modificação 03/06/2008 00h32


Nos dias 10 a 14 de novembro de 2008 acontecerá o curso Relações de gênero na Igreja. Educar para transformar, em San José, Costa Rica. Esse curso é destinado a mulheres jovens e adultas líderes de igrejas, estudantes de teologia, pastoras, educadoras e pessoas das comunidades.

O objetivo é capacitar a liderança na perspectiva de gênero a fim de promover a igualdade de gênero e a eliminação da violência contra as mulheres.

Vivemos em uma igreja e sociedade marcadas pela desigualdade. A maioria das mulheres membros da igreja se vêem desprovida de poder pessoal e social para estabelecer relações de igualdade, tanto na igreja como na família. A exclusão das mulheres dos espaços de tomada de decisões na igreja, da mesma forma que a violência intrafamiliar, são sinais da desigualdade.

O Curso procura aprofundar os temas:

  • democracia e igualdade nas relações entre homens e mulheres;
  • estratégias para a superação de violência;
  • direitos humanos das mulheres;
  • gestão institucional inclusiva;

Além de explorar as releituras bíblicas pelo viés da categoria de gênero.


Coordenação do Curso

O Curso de Liderança Relações de Gênero nas Igrejas. Educar para transformar é coordenado por Sabiduría y Testimonio, e pelo Instituto Bíblico de la Universidad Bíblica Latinoamericana. O curso terá certificado de participação.


Inscrição

Data limite para envio da inscrição: 4 de agosto de 2008. Vagas limitadas. Valor do curso: US$ 210 (duzentos e dez dólares), Cobre alimentação, hospedagem e manual “Relações de Gênero na Igreja”. Envie sua inscrição para o e-mail: roliveir@gbgm-umc.org.


Bolsas

Para solicitar Bolsa, que cobre os custos de alimentação, hospedagem e manual, favor enviar sua inscrição até o dia 4 de julho para roliveir@gbgm-umc.org. Os custos de viagem são de responsabilidade do participante.


Critério para Inscrição

O curso é ecumênico, dirigido a mulheres jovens ou adultas líderes de grupos comunitários ou eclesiásticos, interessadas em multiplicar o aprendizado em seus respectivos grupos.


Agenda do Curso

O curso será na UBL, iniciando na segunda-feira, dia 10 de novembro, à 8h, e com término na sexta-feira, dia 14, no jantar. Haverá clases pela manhã e à tarde e grupos de leitura e às noites.

Temas:

  • Biblia e Gênero;
  • Identidade, papéis e relações de gênero;
  • Violência e migração;
  • Gênero e participação do desenvolvimento nas instituições eclesiásticas;
  • Conversas pedagógicas para dirigir oficinas.

Promoção

  • Sabiduría y Testimonio
  • Universidad Bíblica Latinoamericana — IBP

Apoio

  • Divisão de Mulheres — JGMG/IMU

Para mais informações envie um e-mail para


Clique aqui para ver o folder em espanhol (pdf).


Obs.: A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista está apenas divulgando esse curso por meio do seu site. Outras informações devem ser solicitadas diretamente à organização do envento, pelos e-mails acima.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: