Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / FaTeo e Candler/EUA concluem primeira turma de curso oferecido em tempo real pelas duas instituições

FaTeo e Candler/EUA concluem primeira turma de curso oferecido em tempo real pelas duas instituições

15/04/2010 10h10 - última modificação 19/04/2010 21h04

imagens/candler_turma.jpg

Foto histórica: alunos e professores brasileiros posam ao lado do telão onde se vêem os colegas norte-americanos.

Da esquerda para a direita, agachados em primeiro plano: Paulo de Tarso Caetano Pontes, Valdeci Roberto Lúcio, professor Rui Josgrilberg e o tradutor Carlos Guilherme. Em segundo plano Reinaldo Castro e José Antonio de Oliveira Filho. Em pé: Jorge Wills Okada, professora Magali Cunha e Raquel Lima Catalani. Na fileira de trás, Demétrio Henrique Soares (assistente de Relações Internacionais da FaTeo), Daniel Santos Souza, Braz Batista, Simone Nunes Camiña e Kennie Ladeira Mendonça.


Encerrou-se no dia 14 de abril o curso Religião, Cultura, Sociedade e Missão na América Latina:, realizado pela FaTeo em parceria com a Candler School of Theology/Emory University, de Atlanta, EUA, e apoio da Gerência de Tecnologia Aplicada da Universidade Metodista de São Paulo. Numa iniciativa pioneira, o curso foi oferecido pelas duas instituições em tempo real, tendo por objetivo, além do intercâmbio discente e docente por meio da tecnologia de comunicação a distância, oferecer contribuições sobre o tema da Missão na América Latina, numa perspectiva brasileira e wesleyana, a partir das produções desenvolvidas na FaTeo.

Onze alunos e alunas dos terceiros e quarto anos do curso de Teologia foram selecionados para participar do curso, a partir do rendimento acadêmico e da justificativa de proposta de participação.

O curso teve oito encontros de 110 minutos, no miniauditório do Edifício Ômega, entre o dia 24 de fevereiro e 14 de abril, em período que levou em conta o fuso horário para que os(as) estudantes pudessem estar conectados(as) em tempo real, no horário de aulas em Atlanta.

As aulas foram divididas em três momentos. A apresentação de conteúdo pelo Prof. Luis Wesley de Souza e por estudantes da Candler em diálogo com textos lá indicados, com tradução para o português pelo prof. Luis Wesley de Souza, da Candler. Seguiram-se apresentações de palestras por parte de um/a professor/a da FaTeo em cada encontro (José Carlos de Souza, Paulo Ayres Mattos, Nicanor Lopes, Magali Cunha e Rui Josgrilberg), e de Ester Lisboa, convidada da organização Koinonia, para falar sobre AIDS e Igrejas, utilizando a metodologia da educação em EAD. Um terceiro momento da aula foi dedicado para perguntas e interação on-line. Carlos Guilherme Magajewsky, ex-aluno da FaTeo e mestre em Ciências da Religião, fez as traduções consecutivas, possibilitando a interação entre alunos e professores de norte e sul do continente.

No programa, temas voltados para os estudos missiológicos como a inserção do cristianismo no Brasil, o papel do pentecostalismo, a dimensão do pluralismo religioso, missão urbana, AIDS e a questão da sexualidade e os desafios missionários apresentados para uma igreja comprometida com o Cristo e com os valores do Evangelho. As coordenações vão agora proceder a uma avaliação do processo e ao estudo sobre possibilidades de continuidade desta forma de parceria.

Foto: Luciana de Santana

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: