Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Culto de envio é marcado por emoção e sentimento de gratidão

Culto de envio é marcado por emoção e sentimento de gratidão

14/12/2016 18h45 - última modificação 14/12/2016 20h10

A pequena Lidia extravasa a alegria abraçando o pai durante o processional

 

O professor e Reverendo Jonadab Domingues de Almeida foi o dirigente do culto de envio que marcou o início das cerimônias de formatura da turma de teologia que iniciou os estudos em 2013 e que agora encerram como bacharéis.

 

O reitor da FaTeo faz momento de acolhimento de estudantes e famílias

 

O culto contou com a presença do bispo Paulo Lockmann, que além de membro do Colégio Episcopal, foi assessor junto a FaTeo por quase 20 anos, o bispo da 6ª Região, João Carlos Lopes, que a partir do ano que vem assume essa função como assessor junto à faculdade, também o bispo Luiz Vergílio da Rosa, presidente da 2ª Região Eclesiástica, o bispo Roberto Alves de Souza, da 4ª Região, o bispo honorário Stanley da Silva Moraes, secretário-executivo do Colégio Episcopal e o bispo emérito Adriel de Souza Maia.

 

Pós passagem pela porta. Preparando-se para a entrada no Salão Nobre do Beta

 

Da instituição Umesp/Fateo, estiveram: o reitor da Universidade Metodista, Prof. Dr. Fabio Botelho Josgrilberg, o reitor da Faculdade de Teologia, Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia, o vice-reitor, Prof. Dr. Nicanor Lopes e o Rev. Paulo Dias Nogueira, presidente do Conselho Diretor da Fateo.

 

Felicidade é pouco para descrever os sentimentos

 

O pastor da Comunidade, Rev. Adilson Mazeu Ferreira foi o pregador da noite. Ele trouxe reflexão no texto de Isaías 35.1-10. O culto iniciou as 19h30, logo após a cerimônia de Passagem pela Porta Histórica. (veja matéria)

 

Momento de louvor com estudantes das três turmas

 

Gratidão

O reitor Paulo Roberto Garcia deu uma palavra de acolhimento e expressão de gratidão em nome da faculdade, a alunos e alunas, que compõem esse universo acadêmico, ao corpo docente, companheiros neste processo de formar homens e mulheres às igrejas, não apenas a Metodista. O professor também agradeceu às famílias, que durante todo o tempo de formação, desempenham papel importantíssimo na vida dos/as estudantes, abrindo mão da convivência com filhos, muitas vezes, “porque o chamado foi mais forte, sabendo que nesse momento de envio eles/as não voltam para as famílias, mas vão para o trabalho de Deus”.

 

Coral Canto da Terra cantou Eis dos anjos a harmonia e a bênção

 

Aos estudantes, o professor Paulo disse: “Ao estarem aqui, isso não significa que acabou. Isso significa que continua, que a jornada pela frente está chamando vocês. O caminho é o caminho do Senhor e vocês são caminhantes do reino de Deus. Por isso a nossa alegria, por isso a nossa oração.”

 

Estudantes entregaram aos familiares flores no momento abraço.

 

O Conselho Diretor da Faculdade de Teologia prestou homenagem ao bispo Paulo Lockmann que se despede esse ano como assessor representante do Colégio Episcopal junto à FaTeo (veja matéria).  O reverendo Paulo Dias Nogueira, também se despediu como presidente do Conselho Diretor da FaTeo.

 

 

O Coral Canto da Terra entoou o hino Eis dos anjos a harmonia, de Charles Wesley. Um grupo de louvor formado por estudantes das três turmas: matutino, noturno e CTP ministrou no momento de louvor, confissão e envio.


As três turmas cantaram juntas a canção do envio. Eis-me aqui, de Asaph Borba

 

As três turmas 2013-2016

Da turma do matutino 31 estudantes, sendo nove mulheres e 22 homens tiveram neste final de semana a maratona de cerimônias e sentimentos pelo cumprimento de uma importante etapa na vida acadêmica e ministerial, com o fechamento do curso. Do total, 23 são metodistas, que com o término da faculdade cumprem mais uma etapa na formação pastoral. Alguns já nomeados/as e outros/as aguardando as nomeações de suas regiões de origem. A turma também é composta por assembleianos, presbiterianos, católica e batistas.

 

 

 

A turma do noturno, iniciada com algumas poucas mulheres, por conta de transferência entre outros, acabou encerrando como turma essencialmente masculina. 13 formandos, autointitulados, os guardadores da Palavra do Senhor participaram do culto de envio. Destes, apenas dois metodistas, sendo um já nomeado pastor e outro que fez o curso para aprofundar conhecimentos. As outras denominações presentes entre os meninos do noturno são: Comunidade Apostólica Redenção, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Batista, Comunidade de Jesus, Assembleia de Deus – Ministério do Belém, IAD Ministério em Santo André, Bola de Neve, IAD Bereana, Igreja Evangélica Livre e Igreja Aliança Cristã Congregacional do Brasil.

 

 

 

O Curso Teológico Pastoral –CTP, na modalidade Curso Livre, é constituído apenas por metodistas que já exercem ministério em suas regiões e nesta turma que contou com cinco mulheres e 17 homens, houve representação de todas as regiões eclesiásticas e das regiões missionárias.

 

 

 

A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista ofereceu um exemplar do anuário 2017 a cada formando/a, e junto com a pastoral universitária, uma bíblia No Cenáculo. Mães, esposas, enfim, familiares também foram agraciados com flores, entregues pelos/as estudantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Arquivos estudantes

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: