Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Culto de abertura do semestre saúda calouros e homenageia professores

Culto de abertura do semestre saúda calouros e homenageia professores

08/02/2013 12h40 - última modificação 08/02/2013 13h41

 

Brilha, Jesus, mostra ao mundo

A luz de Deus Pai

Espírito de Deus, vem refulge em nós

Graham Kendric; Trad.Guilherme Kerr e Jorge Camargo

 

O texto bíblico da “Transfiguração do Senhor (Lucas 9.28-36) norteou o Culto de Abertura do 1º semestre de 2013 na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista.  No momento de edificação, o Rev. Jonadab Domingues de Almeida (na foto, à esquerda), pastor da comunidade da FaTeo, lembrou que a vida de cada pessoa é marcada por experiências transformadoras, como a que viveram os apóstolos no monte da Transfiguração. “A Faculdade de Teologia pode ser esse monte, esse local especial para estar mais próximo de Deus”, disse o pastor. Contudo, tal como os discípulos de Jesus, os/as estudantes da FaTeo não ficarão apenas no monte, mas descerão ao vale para exercer seus ministérios.  E, como há 2013 anos, os discípulos de hoje também precisarão estar próximos de Jesus, para que a Luz do Mestre reflita em suas faces, iluminando o mundo.

Na oração está uma das maneiras de se aproximar do Trono da Graça. Por isso, em sua palavra de saudação e acolhida, o professor Nicanor Lopes, coordenador do Curso de Teologia, destacou o “Dia Universal de Oração pelos Estudantes, que é comemorado no segundo domingo de fevereiro, pedindo aos membros da comunidade que orem uns pelos outros. Em especial, ele pediu as orações em favor da família e amigos da aluna Rosângela Chinchio Hirono e seu esposo Rubens, que faleceram em um acidente automobilístico no período de férias, deixando dois filhos. Pediu também as orações de todos/as por todas as pessoas que sofrem em Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul que foi abalada pela tragédia de um incêndio com quase 240 vítimas fatais, muitas delas estudantes universitários/as.

Após a Ceia do Senhor,  no “momento da comunidade “, oportunidade de partilha e confraternização, a comunidade da FaTeo deu as boas-vindas aos/às novos/as estudantes do curso de Teologia presencial,  matutino e noturno. Em 2013, a FaTeo recebe 39 novos/as estudantes no período matutino e 23 novos/as no período noturno. No matutino, 28 alunos/as são metodistas, situação que se inverte no noturno, período em que a maioria dos/as alunos é membro de outras denominações evangélicas. Em comum entre as turmas, a sensação de se sentir vocacionado/a para o ministério pastoral, desejo expresso pela maioria dos estudantes entrevistados/as.

 

CLIQUE AQUI para conhecer o perfil dos/as calouros/as do período MATUTINO

 

 

CLIQUE AQUI para conhecer o perfil dos calouros/as do período NOTURNO

 

 

 

Boas-vindas foram dadas, também à nova professora que chega para compor a equipe docente da FaTeo: a pastora metodista Danielle Lucy Bósio Frederico.

Teóloga e Mestre em Ciências da Religião, a Revda Danielle será professora da Área de Bíblia, Novo Testamento. Mas o momento da comunidade também foi momento de despedida. Os bispos metodistas Geoval Jacinto da Silva e Josué Adam Lazier despedem-se da faculdade deixando boas lembranças, saudades e uma respeitável produção acadêmica que continuará sendo referência em suas áreas de atuação.

O professor Geoval Jacinto da Silva, com doutorado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica de Salamanca, Espanha, e pós-doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba aposenta-se da carreira acadêmica, na FaTeo e no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião, deixando uma significativa produção nas áreas de missão e práxis religiosa. O professor Josué Lazier, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, segue em seu trabalho como Coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep.

Por causa de compromissos profissionais em Piracicaba, o bispo Josué Lazier (foto ao lado) não pôde estar no Culto de Abertura da FaTeo. Por intermédio do professor Paulo Garcia, reitor da Fateo, ele transmitiu seu abraço e pediu orações em favor de seu ministério.

 

O bispo Geoval, que reside em São Bernardo do Campo, veio acompanhado de sua esposa, Vera, e da filha Mayara. Mas anunciou que está de mudança: morará em Petrolina, no estado de Pernambuco, onde já reside sua filha Mayara com o marido. Lá o bispo Geoval pretende desfrutar um pouco mais da vida em família, que, durante muitos anos, abriu mão das horas de convívio dedicadas ao ministério pastoral, episcopal e docente.

Por isso, em sua palavra de agradecimento, o Prof. Paulo Garcia dirigiu-se também à família do bispo Geoval, que o compreendeu e apoiou em seu ministério. Apesar da distância, garantiu o professor, a Faculdade de Teologia não abrirá mão da presença do bispo e professor Geoval em seus eventos, tendo a certeza de que sua presença – física ou por meio de sua produção acadêmica – continuará sendo  marcante na formação do corpo discente da FaTeo.

Ao professor Nicanor Lopes, coordenador do curso de Teologia e último aluno de Doutorado orientado pelo bispo Geoval, coube o privilégio de fazer a entrega do presente dado pela comunidade da FaTeo: uma placa com dizeres de agradecimento (foto à direita).

O professor Nicanor Lopes anunciou que herda de seu orientador uma linha de pesquisa que o professor Geoval dirigiu por 15 anos, como coordenador do GETEP, Grupo de Estudos em Teologia Prática, no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião. Ele será o substituto do professor Geoval na Pós e confessou que assume esse desafio “com medo”, mas contando com a orientação e amizade desse colega que tem como “líder, guia, parceiro e irmão”.

Na foto ao lado, da esquerda para a direita: Mayara e Vera; filha e esposa do bispo Geoval, que recebeu placa de agradecimento da comunidade da FaTeo e um convite do professor Paulo Garcia para continuar participando ativamente dos eventos da Faculdade.

 

Texto: Suzel Tunes

Fotos: Luciana de Santana

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: