Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Culto de abertura dá início ao Seminário Latino Americano de Capacitação de Mulheres na Fateo

Culto de abertura dá início ao Seminário Latino Americano de Capacitação de Mulheres na Fateo

24/07/2015 20h27

DSC09197.JPG
Revda. Margarida Ribeiro conduz momento de intercessão pelo Brasil, com as presidentes das federações

 

A abertura do Seminário de capacitação de Mulheres Metodistas, promovido pela Confederación de Mujeres Metodistas de America Latina y El Caribe - CMMALC, contou com a participação de dois bispos, nesta sexta (24), no salão de leitura da Fateo, no Edifício Gama do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo – Umesp.

 

DSC09085.JPG
Bispo José Carlos Peres, fez saudação e impetrou a bênção no culto de abertura. À direita, a vice presidente de área da CMMALC, Leila de Jesus Barbosa

 

Representando o Colégio Episcopal do Brasil e também a 3ª Região Eclesiástica, o Revmo. Bispo José Carlos Peres deu as boas vindas às mulheres participantes de todo o país e também à mesa da CMMALC, que veio do Chile para as ministrações. O Revmo. Bispo Pedro Correa Montecinos, presidente da Igreja Metodista no Chile, participou do seminário como primeiro palestrante do dia. O reitor Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia também deu uma palavra de saudação, agradecendo a presença de todas no seminário.

 

DSC09115.JPG
o reitor da Fateo, Prof. Paulo Roberto Garcia, deu as boas vindas e agradeceu a presença da confederação e das participantes do seminário

 

A presidente da CMMALC, Ivone Pereira Díaz falou do planejamento do seminário, iniciado em 2011, no início do quinquênio da atual diretoria, e a satisfação de poder tratar de um tema em conjunto com a Confederação Metodistas de Mulheres do Brasil, “Mulher marcada por Deus. Levanta-te e resplandece”.

 

DSC09127.JPG
A presidente da CMMALC, Ivone Pereira Díaz, pediu a bênção de Deus nos trabalhos

Iniciando com leitura da Palavra em Gênesis 16, feitas orações e louvor, o culto de abertura do seminário contou com a ministração da Revda. Margarida Ribeiro, que falou de Agar a partir do texto de Gn 21.8-21, enfatizando no versículo 18, o que Deus diz a Agar: “Ergue-te”. A reverenda lembrou que é preciso manter a confiança e esperança em Deus, na certeza de que Ele vê a situação de cada uma das mulheres presentes. “Deus primeiro restabelece a confiança, coloca-nos em pé, mas não sozinhas. Ele disse, levanta-te e toma o rapaz. Deus nos ergue, nos levanta para segurarmos a mão das pessoas que estão ao nosso lado, ajudar outras pessoas a também se erguer.”

 

DSC09344.JPG
Bispo Pedro Montecinos falou sobre: A Igreja: um acontecimento do Espírito

 

O Bispo Pedro Montecinos convidou as participantes para uma reflexão a respeito do tema: “A Igreja: um acontecimento do Espírito”. Lembrando que o Espírito de Deus é maior do que qualquer realidade que se possa conhecer, o bispo falou dos sinais da presença do Espírito: o dom decisivo, a unidade e o amor, o poder para o serviço e a vida plena.


DSC09295.JPG
A mesa diretora da CMMALC veio completa para o seminário

 

Enfatizando que a Igreja precisa de pessoas mais apaixonadas pelo Evangelho e engajadas, o bispo falou das áreas de atuação do espírito: na Igreja, diante do mundo, testemunhando a fé e pela causa do Reino.

 

DSC09349.JPG
Pastora Andreia falou do conceito que o mundo dita e o que as mulheres têm delas mesmas

Na parte da tarde, a pastora Andreia Fernandes ministrou a palestra “Construindo uma melhor relação com Deus” em duas partes. Primeiro ela fez com que as participantes refletissem a respeito do conceito que a mulher tem no mundo, e para ela própria e desafiou a que cada mulher abrisse mão dos conceitos que lhes aprisionam. A partir do texto de Lucas 10.38-42 que mostra Marta e Maria num encontro com Jesus, as mulheres presentes fizeram outra reflexão, desta vez em grupos, sobre como viam o relacionamento de Marta e também de Maria, primeiro com elas mesmas, depois com Jesus e finalmente com as outras pessoas.

 

DSC09375.JPG
Na dinâmica do relacionamento: Quebrando as dificuldades da língua, troca de palavras em português e espanhol

 

A programação do seminário vai até domingo (veja abaixo)

Sábado (25)

9h – Devocional: Nancy Carmona y Patricia Wilson;

9h45 – Palestra: “Mulheres marcadas na sua vida” – Profª Sandra Duarte;

10h50 – Palestra: “Autodefesa em situações de violência contra a mulher” – Leila Jesus Barbosa – vice-presidente de área da CMMALC;

12h – Almoço;

14h – Palestra: “Conectando-nos com a natureza” – Profª Márcia Barbosa Velasques;

16h – “O Caminhar da Confederação pela América Latina e Caribe hoje” – Ivone Pereira Díaz – presidente da CMMALC;

18h – Jantar;

20h – Conhecimento: Minha cultura – Jovita Verdugo y Leila de Jesus Barbosa;

 

Domingo (26)

9h – Avaliação e dinâmica de envio – Ivone Pereira Díaz;

11h – Culto de encerramento;

13h – Almoço;

16h – Regresso.

 

Texto e Fotos: Rose Rosa

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: