Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Congresso reúne trabalhos sobre "Espiritualidade, Religiões e Saúde"

Congresso reúne trabalhos sobre "Espiritualidade, Religiões e Saúde"

08/05/2013 12h15 - última modificação 08/05/2013 12h15

A ABRASCO, Associação Brasileira de Saúde Coletiva, está promovendo o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Essa sexta edição tem como tema central "Circulação e Diálogo entre Saberes e Práticas no Campo da Saúde Coletiva", definido a partir das reflexões produzidas durante os cinco congressos anteriores e as participações das Ciências Sociais e Humanas no desenvolvimento da Saúde Coletiva brasileira.

O Congresso pretende reunir pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde.

Um dos grupos temáticos trabalhará a questão "Espiritualidade, Religiões e Saúde". A submissão de trabalhos deve ser feita até dia 13 de maio.

Ementa:
A espiritualidade e as religiões são espaços de elaboração subjetiva em que a maioria da população constrói sentidos para a vida e motivações para superação da crise existencial colocada pela doença, além de serem referências importantes na organização de mobilizações comunitárias de enfrentamento de problemas de saúde. Para incluir a espiritualidade não basta reconhecê-la enquanto dimensão intrínseca da vida humana e do adoecimento/cura, além de fato cultural, histórico e psicológico; há que considerá-la na gestão do cuidado, na educação permanente, na promoção da saúde e abarcá-la nas referências e pesquisas da saúde coletiva, buscando compreender o sentido da experiência espiritual e religiosa para a saúde das pessoas e dos grupos sociais.
A constituição deste GT aponta para a incorporação de outras lógicas e outros valores na circulação e no diálogo de saberes e práticas no campo da saúde coletiva brasileira e é uma forma de começar a valorizar este tema de modo organizado, crítico e consistente. Propõe trazer para o Congresso temas como:
• desafios, estudos e desdobramentos da consideração de valores provenientes da espiritualidade e das religiões na organização da atenção em saúde numa sociedade democrática e laica;
• caminhos da inserção do tema da espiritualidade e das religiões no ensino universitário e na educação permanente em saúde;
• dilemas da integração no SUS de práticas de cuidado orientadas pela espiritualidade/religiosidade;
• os movimentos religiosos no movimento sanitário;
• espiritualidade e humanização na atenção em saúde;
• a dimensão espiritual das racionalidades médicas vitalistas e tradicionais e práticas complementares.

Coordenador:

Eymard Mourão Vasconcelos (Médico, especialista em Clínica Médica e Saúde Pública, mestre em educação, doutor em medicina tropical e pós-doutor em saúde pública, professor do Departamento de Promoção da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Membro da Rede de Educação Popular e Saúde)
Coordenador adjunto:
Alexandre Brasil Fonseca (Sociólogo, professor do NUTES e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da UFRJ. Coordenador Geral de Diálogos com Movimentos Religiosos da Secretaria Nacional de Articulação Social, Secretaria Geral da Presidência da Republica, Brasília)

Mais informações e inscrições pelo site http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: