Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Congresso Científico e Semana de Estudos Teológicos têm abertura com culto na Fateo

Congresso Científico e Semana de Estudos Teológicos têm abertura com culto na Fateo

25/10/2016 21h36

 

O pastor metodista Tércio Machado Siqueira foi o pregador no culto de abertura do XIX Congresso de Iniciação e produção Científica da Metodista, que na Escola de Teologia abriga a Semana de Estudos Teológicos e as apresentações orais dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, de estudantes de teologia.

 

Machado trouxe aos participantes a reflexão sobre o conceito de luz no AT, o ato criador de Deus a partir de Gênesis 1.2-3; Isaías 9.1 e Salmo 29.1 “Vê-se que a escuridão dominava a terra, que era ainda sem forma, vazia e Deus trouxe luz sobre este vazio, dissipando toda a escuridão”.

 

 

Comentando sobre a ação de Deus sobre essa situação, o pastor destacou que o sopro de Deus pairava sobre a escuridão, como uma águia sobre os seus ovos para os chocar. “Então, a chegada da luz para dar início à criação depende do sopro de Deus, o Espírito que pairava sobre o caos”.

 

O pastor ressaltou que Deus é o criador da luz e consequentemente o criador do universo.  “O conceito de luz tem origem na história do ato criador de Deus. A natureza de Deus é dar luz. A luz passa a ser símbolo da criação e com ela, Deus coloca ordem no caos.”

 

Falando ainda da ação de Deus, Machado lembrou que “todas as vezes que o povo enfrentou a desordem, o caos, os profetas anunciaram a chegada da salvação, a presença libertadora de Deus para criar e estabelecer ordem. As referências à luz são encontradas nos momentos cruciais quando o povo bíblico encontrava-se oprimido e sem muita alternativa de vida plena. Em outras palavras, o caos foi sempre um motivo para reafirmar a fé em Deus que cria a luz e põe ordem no caos.”

 

A primeira noite do Congresso teve ainda lançamento de livro da Editeo (veja aqui) e a primeira conferência (saiba mais)

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Ricardo Bissolato

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: