Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Concurso de Redação sobre Ciência e Religião para Estudantes na América Latina

Concurso de Redação sobre Ciência e Religião para Estudantes na América Latina

19/04/2011 13h29

Ciência, Religião e as grandes questões do Universo e da Humanidade

 

O Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford, com os auspícios do British Council, convoca para o Concurso de Redação sobre Ciência e a Religião para estudantes de pós-graduação e do último ano de graduação na América Latina.

Objetivos do concurso:

1) Promover a pesquisa em ciência e religião nos estágios iniciais da formação de investigadores na América Latina.

2) Identificar jovens pesquisadores em ciência e humanidades interessados em participar no diálogo entre ciência e religião.

3) Apresentar as investigações, e anunciar eletronicamente a seleção das melhores redações, tanto ao mundo acadêmico como ao público em geral.

Temática:

Dado que "ciência e religião", como tal, não é um tema recorrente nos currículos dos cursos em América Latina, a temática será ampla para atrair o maior número de participantes possível. Assim, o título é "Ciência e Religião: Respostas para as grandes questões do Universo e da Humanidade". Sugerimos temas específicos como a cosmologia e a criação, evolução e a pessoa humana, Deus e a física contemporânea, neurociência e religião, etc. Acolhemos também novas perspectivas para o diálogo, tanto com abordagens gerais como específicas.

Destinatários da convocatória:

Todos os estudantes de mestrados e doutorados da América Latina, mais os estudantes cursando o último ano de graduação em humanidades (filosofia, teologia, história da ciência, sociologia, etc.) e ciências (biologia, química, física, cosmologia, etc.)

Elegibilidade:

1) Cada participante deve ser estudante de uma universidade na América Latina. É preciso apresentar evidencia disso através de uma carta da faculdade assinada pelo diretor ou uma carta assinada pelo orientador da tese.

2) Se o participante está estudando para sua graduação, deve apresentar provas de que está no último ano da carreira.

3) As redações devem ser inéditas (isto é, que não tenham sido apresentados para outro concurso, ou congresso, como tampouco publicados em qualquer formato impresso ou digital).

Idiomas:

As redações podem ser apresentadas em Espanhol, Português ou Inglês. O idioma não terá qualquer influência na decisão sobre as redações vencedoras.

Critérios de seleção das redações vencedoras:

1) A redação não deve exceder 6500 palavras.

2) A redação deve explorar uma das grandes questões do universo e da humanidade, enfocando perspectivas oferecidas tanto pela ciência contemporânea como pela religião.

3) A redação deve relacionar idéias pessoais com as de outros autores e as tendências contemporâneas da ciência e da religião.

4) As redações serão avaliadas pela clareza e lucidez ao apresentar os argumentos e pela qualidade e originalidade da discussão.

Prêmios:

Primeiro prêmio de £1.000; segundo prêmio de £800, terceiro prêmio de £500.

As redações serão julgadas por um grupo internacional de especialistas acadêmicos. Para participar, você deve enviar sua redação e a documentação necessária para evidenciar ser estudante de pós-graduação ou do último ano de graduação ao Dr. Ignacio Silva, Ian Ramsey Centre ( latin.america@theology.ox.ac.uk Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) indicando o tema "I Concurso de Redação sobre Ciência e Religião" e confirmando sua intenção de participar no concurso.

Prazo máximo para a apresentação das redações: 31 de agosto de 2011.

Este concurso é organizado no âmbito do projeto Ciência e Religião na América Latina, do Ian Ramsey Centre for Science and Religion, e é possível graças à generosidade do John Templeton Foundation.

 

Alguns artigos introdutórios sobre o tema Ciência e Religião podem ser encontrados em várias línguas no site do Faraday Institute for Science and Religion e no site Documentazione Interdisciplinare di Scienza e Fede

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: