Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Comunicadores/as cristãos/ãs afirmam: movimento ecumênico deve se renovar

Comunicadores/as cristãos/ãs afirmam: movimento ecumênico deve se renovar

05/11/2012 10h20 - última modificação 05/11/2012 10h24

Mudança e inovação são destaques no movimento ecumênico

A palavra apropriada para o movimento ecumênico hoje é mudança, disse o assessor de comunicação do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) para a América Latina, Marcelo Schneider, ao participar de seminário organizado pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), dias 24 e 25 de outubro, em Buenos Aires

Edelberto Behs/ALC Notícias
Buenos Aires, quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mudança e inovação também são palavras de ordem na própria agência, que analisa a transformação do portal noticioso numa plataforma multimidiática que permita maior interação do internauta com a comunidade conectada à rede mundial de computadores.

Igrejas pentecostais têm operado muito bem, ao contrário do que se constata na comunicação das igrejas históricas, os novos processos midiáticos. "O fiel dispõe de multicanais para se relacionar com a igreja", num processo em que o receptor é ativo, "co-gestor da produção jornalística", analisou o jornalista Micael Vier Behs, ao apresentar no seminário "Uma leitura de campos sociais à luz do fenômeno da midiatização".

A partir de experiências realizadas na Colômbia, o jornalista Néstor Cárdenas Soto destacou a importância da comunicação no empoderamento do cidadão como sujeito do desenvolvimento político, econômico e social. A comunicação, disse, tem o papel de tornar visível atores que são invisíveis na sociedade.

A comunicação de impacto para o desenvolvimento motivou a reflexão de repórteres, editores, comunicadores e diretores da ALC para um trabalho mais integrado com a organização ACT-Aliança.

Participaram do encontro representantes do consórcio que conforma a ALC: Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (Aipral), Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe (Ciemal), Centro Regional Ecumênico de Assessoria e Serviços (Creas), Fórum Luterano de Comunicação e Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC), região América Latina.

Depois do seminário, a ALC realizou assembléia, que elegeu a nova Junta Diretiva para o biênio 2013-2014, que ficou assim constituída: Marcela Gabioud, delegada de WACC, presidente; Nilton Giese, representando o CLAI, vice-presidente; Rony Marquardt, do Fórum Luterano, tesoureiro; Daniel Favaro, do Creas, secretário.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: