Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Comunicação e Missão: curso de capacitação para comunicadores cristãos

Comunicação e Missão: curso de capacitação para comunicadores cristãos

16/01/2012 10h00 - última modificação 16/01/2012 10h59


Núcleo de Cursos de Curta Duração da Metodista oferece capacitação para comunicadores cristãos: curso de férias
--------------------------------------------------------------------------------

As igrejas são importantes atores sociais em nosso país e, cada vez mais, buscam canais de diálogo com a sociedade na qual se inserem. Cresce a presença das igrejas em todos os meios de comunicação social, seja para comunicação interna (entre membros), seja para a comunicação externa. Contudo, ainda é baixo o nível de profissionalização dos departamentos de comunicação de igrejas locais e dos projetos sociais a elas vinculados. Em geral, o trabalho é exercido de maneira voluntária e com poucos recursos de tempo, dinheiro e conhecimento especializado, dada a especificidade do campo religioso.

O curso visa, portanto, contribuir com conhecimentos básicos e sugestões práticas às pessoas (profissionais ou não) que atuam nos chamados "ministérios de comunicação" das igrejas e buscam maior capacitação.

Objetivo
Oferecer conhecimentos básicos para o planejamento e implementação das estratégias de comunicação social em igrejas locais e projetos sociais eclesiais. Proporcionar aos profissionais o acesso a informações da comunicação humana; estimular a reflexão sobre o papel da comunicação eclesial, proporcionar conhecimento sobre os requisitos básicos para uma comunicação eficaz na igreja local em veículos diversos; analisar a presença da religião na mídia secular e analisar o uso da mídia pelas Igrejas.

Conteúdo programático
Conceito: o que é comunicação.

O processo de comunicação.
Os tipos de comunicação.
Os recursos de comunicação.
Comunicação e ideologia.

Comunicação e teologia

Comunicação e identidade denominacional.
Presença na comunidade.
Os veículos de comunicação.
Plano de comunicação para a igreja e/ou projeto social.

Jornalismo Religioso e/ou Jornalismo Eclesial

A temática religiosa na imprensa secular: estudos de caso.
O panorama do jornalismo eclesial.
Voluntariado x profissionalização.
Mercado de trabalho para o profissional.

Desafios contemporâneos

Pluralismo religioso e laicidade do Estado, Política e Religião.
Religião na Mídia.
Redes Sociais.
 

Público-alvo
Profissionais e estudantes de Comunicação Social e membros de igrejas que atuem em ministérios de comunicação ou projetos sociais. Não é necessária graduação em nível superior.

Pré-Requisito: aconselhável que os participantes tenham algum contato prévio com os recursos de informática.


Metodologia
Aulas expositivas combinadas com discussões em grupo, realização de atividades práticas de produção de texto e exercícios direcionados à produção de um planejamento estratégico de comunicação.


Avaliação
Participação nas aulas e nas atividades sugeridas.


Professor responsável
Profª Ma Suzel Magalhães Tunes.
Jornalista formada em 1987 pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências da Religião pela Metodista. Atua como Assessora de Comunicação da Faculdade de Teologia da Metodista de São Paulo.
 
--------------------------------------------------------------------------------

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

Informações
Data: 04 e 11/02/12.
Dia da semana: sábado.
Horário: 8h às 17h com intervalo de 1h.
Carga horária: 16h.
Valor: duas (02) parcelas de R$ 141,00.*

Local: Campus Rudge Ramos
Mais informações: curtaduracao@metodista.br


*O valor da pré-matrícula corresponde a uma das parcelas do curso.
 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: