Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Cobertura completa do Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Igreja Metodista

Cobertura completa do Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Igreja Metodista

13/06/2014 16h10 - última modificação 13/06/2014 17h48


ENCONTRO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA MULHERES DA IGREJA METODISTA

6 a 8 de junho 2014

TEMA

“Mulheres nos caminhos da missão: celebram a vida”

  

FotoOficialCROP
Foto: Ricardo Bissolato Aguiar

 

Confesso que é difícil colocar em palavras o que sentimos neste Encontro. Foi realmente maravilhoso e tocante, a começar pelo Culto de Abertura dirigido pela Federação da Primeira Região com participação de toda a mesa e a ministração da palavra com a Pastora Gláucia Mendes, que além de pregar, cantou maravilhosamente!


A Revda Maria Inês Simeone falou diretamente do Uruguai sobre o Tema maior “Mulheres nos caminhos da Missão: Celebram a vida”, abordando de uma forma espetacular o valor da celebração, o valor da liturgia nos cultos em todos os seus passos como: Adoração; Confissão; Louvor; Edificação e Dedicação.


A Vice-presidente de Área da Confederação de Mulheres Metodistas da América Latina e Caribe, Leila de Jesus Barbosa e a Presidente da Confederação do Brasil, Sonia do Nascimento Palmeira fizeram uma saudação às participantes do Encontro de Capacitação.

E logo em seguida o momento de integração dirigido por uma seminarista. Um momento de muita alegria!

No dia seguinte, sábado, tivemos o segundo painel: “Mulheres nos caminhos da missão: Celebram a vida adorando” com Soraya Junker, que disse: Adoração é a expressão espontânea que brota do coração de alguém que foi impactado por uma revelação do caráter de Deus. A verdadeira adoração trata conosco, e nos leva a refletir o caráter Daquele a quem adoramos. Sl 115. A verdadeira adoração vai nos fazer entender, conhecer e revelar o Deus que não julga pela aparência, antes vê o coração. ONISCIENTE.

O terceiro painel foi impactante, pois a Revda Amélia Tavares Neves falou sobre Mulheres nos caminhos da missão: celebram a vida confessando.   Vejam esse paralelo!

AdoraçãoConfissão

Adorar a Deus por aquilo que ele é;

Por aquilo que ele faz em nossas vidas.

Reconhecemos nossa limitação humana diante da grandeza de Deus;

Confessamos a Deus pelo que deixamos de ser.

Disse ainda a Revda Amélia que “Confessar nos leva a mergulhar em nosso interior para reconhecer nossa limitação, nosso pecado e reconhecer nossas limitações e omissões como comunidade. A confissão proporciona mudança em nosso relacionamento com Deus; a confissão proporciona uma mudança interior”. Enfim, nos levou bem ao fundo de nosso âmago, no mais profundo do nosso ser diante de nosso Deus.  Foi uma bênção!

Seguindo “adelante” como diz a Revda. Margarida, o quarto painel foi o seguinte: “Mulheres nos caminhos da missão: celebram a vida louvando”, com a Revda Kennie Ladeira Mendonça. Disse ela que o emprego da palavra LOUVOR não está necessariamente restrito ao Sagrado. Pode-se louvar, elogiar uma pessoa ou uma divindade. Mas nos disse também que o louvor faz parte da vida do povo de Deus em sua caminhada diária e no culto ao seu Senhor. O livro dos Salmos, do hebraico Tehillim, que significa “louvores”, nos mostra que o ato de louvar faz parte do contexto da vida. Vemos que os lamentos e as súplicas têm o seu lugar na experiência do povo de Deus, mas o louvor é a coroação de sua espiritualidade. É o desfecho de todo processo de lamento e súplicas.

O outro painel foi “Mulheres nos caminhos da missão: Celebram a vida edificando”, com a Revda Mara Araújo Pedro, que nos deu algumas dicas, como: Uma pessoa te chama para pregar... O QUE FAZER? “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.  (2 Tm 2, 15 ). Depois trabalhe muito para fazer o melhor... Até agora você trabalhou com o texto. Foi o que você conseguiu construir. Agora o texto vai trabalhar com você. Lance o texto para a igreja. Você é a ponte para o texto chegar até ela. A meditação é o passo mais importante de toda a preparação. As nossas experiências, nossas emoções, lembranças... Tudo isso é importante na nossa meditação.”.

A Noite cultural preparada pela REMNE e REMA foi maravilhosa, que alegria contagiante destas irmãs que prepararam tudo com tanto carinho. Creio que jamais esqueceremos!

Fica aí registrada a participação da Manu neta da Aurelita e do Bispo Adolfo, como uma futura sócia da sociedade de mulheres da REMA.


Encerrando a programação tivemos mais uma vez a participação da Revda Maria Inês Simeone diretamente do Uruguai, quando pudemos interagir com ela através da tecnologia que temos hoje em dia, ouvindo-a e conversando também com ela que pode apreciar toda a parte final do Encontro, bem como fazer o fechamento das questões trabalhadas nos painéis. Foi uma bênção a participação dela!

O culto de encerramento foi preparado e dirigido pela Presidente da Federação da Segunda Região, Vera Elaine Maciel que meditou sobre uma história de nome o “País dos Poços”. Encerrando com estas palavras “  MULHERES METODISTAS NOS CAMINHOS DA MISSÃO”, nos transformando....Transformando vidas....Transformando lugares…. Gerando vida...Espalhando o amor...Vivendo para Servir!!!!!!



À Revda Margarida Ribeiro responsável por tudo isso nossos parabéns e a nossa oração no sentido de que Deus a esteja abençoando e inspirando cada vez mais.

 

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente da Confederação do Brasil
Vice-presidente da CMMALC

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: