Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / CMI e Globethics.net lançam plataforma de recursos teológicos on-line

CMI e Globethics.net lançam plataforma de recursos teológicos on-line

29/09/2011 12h00 - última modificação 29/09/2011 12h04

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) lançou, na sexta-feira, 23, em parceria com a Globethics.net projeto de recursos tecnológicos baseados na internet, de acesso a materiais de pesquisa em teologia e disciplinas relacionadas.

ALC/CMI
Genebra, quarta-feira, 28 de setembro de 2011


A Biblioteca Digital Mundial de Teologia e Ecumenismo (GlobeTheoLib) contém milhares de artigos, documentos e outros recursos acadêmicos que podem ser acessados on-line gratuitamente por participantes inscritos, de qualquer lugar do mundo, através do endereço http://www.globethics.net/gtl.

"Chegou a hora de lançar um novo modelo de compartilhamento ecumênico de recursos teológicos a fim de preparar o mundo cristão para o século 21", disse o secretário-geral do CMI, pastor Olav Fykse Tveit.

A GlobeTheoLib destina-se à utilização de novos modelos digitais de intercâmbio de informações para tornar as vozes teológicas e recursos do Sul mais visíveis e acessíveis. Ele procura diminuir as barreiras nacionais, culturais e denominacionais. A biblioteca virtual existe a partir de uma plataforma eletrônica da Globethics.net, sediada em Genebra, que já detém mais de 650 mil documentos de texto completos na chamada Biblioteca Digital Mundial de Ética.

O professor Christoph Stückelberger, fundador e diretor executivo da Globethics.net, disse que a GlobeTheoLib representa uma tentativa de reestabelecer o equilíbrio global na troca de conhecimentos.

A GlobeTheoLib fornece acesso a revistas, livros, materiais de treinamento, teses e dissertações sobre teologia e ecumenismo. Ela também dá aos participantes inscritos a oportunidade de apresentar seus próprios documentos e publicações.
O projeto é apoiado por um consórcio que inclui associações de bibliotecas de teologia e seminários, organizações missionárias, fundações, organismos ecumênicos regionais e comunhões cristãs. O projeto foi coelaborado e planejado pelo programa do CMI para Educação Teológica Ecumênica (ETE).

O conteúdo vem de quatro fontes principais: editoras comerciais com quem GlobeTheoLib tem assinaturas para tornar os conteúdos disponíveis aos participantes inscritos; o rápido crescimento dos repositórios de acesso aberto; as instituições parceiras, que tornam seus próprios recursos disponíveis através da GlobeTheoLib e os participantes inscritos, que são capazes de partilhar seus próprios documentos na biblioteca.

A responsabilidade técnica pela biblioteca fica a cargo da Pointsoftware, de Zurique, Suíça, uma das empresas especializadas em bibliotecas on-line e gerenciamento de dados.

O CMI reúne 349 igrejas protestantes, ortodoxas, anglicanas e outras, que representam mais de 560 milhões de cristãos em mais de 110 países e trabalha em cooperação com a Igreja Católica Romana.

A Globethics.net é uma rede global que promove o intercâmbio de conhecimentos e investigação sobre ética e valores entre especialistas, instituições e indivíduos, e cujo secretariado internacional tem sede em Genebra.

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: