Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / CLAI realiza Encontro de Mulheres Negras Cristãs

CLAI realiza Encontro de Mulheres Negras Cristãs

01/12/2011 10h45 - última modificação 01/12/2011 10h45


Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Pastoral da Negritude do Conselho Latino Americano de Igreja  (CLAI) – do qual a Igreja Metodista é integrante, realizou sob a coordenação da Profª. Vera Maria Roberto, o Encontro de Mulheres Negras Cristãs.

Mulheres metodistas participaram ativamente na equipe de organização e como representantes oficiais da Igreja Metodista, indicadas pela Sede Nacional: Eva Ramão, coordenadora da Pastoral de Combate ao Racismo da 2ª Região, e Maria de Fátima Lima, pela Confederação de Mulheres; como palestrantes: Revda. Andreia Fernandes uma das painelistas da mesa: Políticas Públicas para Mulheres Negras e o contexto eclesial; a teóloga Maria da Fé da Silva Viana, coord. da Pastoral Combate ao Racismo da 1ª Região, conduziu o estudo bíblico sobre Mulher Negra no contexto bíblico; e a  Profª. Dina da Silva Branchini abordou em sua palestra o tema Militância Eclesial. Os momentos devocionais foram elaborados pela equipe de liturgia, coordenada pela musicista Neusa Cezar da Silva, com elementos e valores da cultura afro brasileira dentro do contexto e sentido da fé cristã.

Juntamente com o Encontro de Mulheres foi feito o lançamento do livro “Pérolas Negras”,  escrito pela Profª. Vera Maria Roberto. “Afirmo que a mulher negra é um ser tão natural que por mais que tentem sufocá-la, jamais a calarão. Pois anunciam por palavras, ações, pelo ouvir e pelo fazer. Mesmo quando, em silêncio, essas sábias mulheres transmitem saberes na simples forma de olhar” (Vera Maria Roberto)

Pérolas Negras é um livro sobre mulheres negras cristãs que atuam em diversas áreas da vida. Mulheres que falam de si mesmas, de suas histórias, dos desafios que enfrentam na Igreja, na sociedade e na militância. Cinco mulheres negras metodistas contam suas histórias neste livro.

O encontro de mulheres negras cristãs marcou um tempo de compartilhar, de fortalecimento e renovação na busca coletiva de ações e inter-relações dos contextos eclesiais e com a esfera pública em direção a uma cidadania para todas  as mulheres negras latino americanas.

Para ter acesso ao livro entre em contato com negritude@claibrasil.com.br

Diná da Silva Branchini - Pastoral Nacional de Combate ao Racismo, e coordenadora do Ministério AA-AFRO-3RE, da Igreja Metodista


Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: