Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Cerimônia de graduação para estudantes de teologia acontece no Cenforpe

Cerimônia de graduação para estudantes de teologia acontece no Cenforpe

15/12/2016 21h07

 

O Cenforpe – Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso, em São Bernardo, mais uma vez, foi o palco da cerimônia de formatura para os/as estudantes da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista/UMESP. Neste sábado (10), os 66 formandos e formandas das três turmas: matutino, noturno e Curso Teológico Pastoral, juntamente com familiares e igrejas viveram a concretização de um sonho, o tão esperado diploma em teologia.

 

 

A turma Prof. Otoniel Luciano Ribeiro, do matutino teve como paraninfo o Prof. Souza Josgrilberg, o orador foi o formando Felipe Borges de Oliveira e como juramentista, a formanda Ana Cláudia de Souza de Assis. Com direito a homenagear dois funcionários, a turma escolheu o funcionário e também formando Eduardo Moraes Sepúlveda e a funcionária Ana Maria Cupolillo Belandrino.

 

 

A Turma  Prof. Paulo Roberto Garcia, do noturno escolheu o Prof. Jung Mo Sung como paraninfo e teve como orador o formando Fagner Pereira dos Santos. O juramentista foi o formando Fabiano do ramo Silva Júnior e a funcionária homenageada foi a bibliotecária Maria de Fátima Almeida.

 

 

A Turma   Prof. Tércio Machado Siqueira, do Curso Teológico Pastoral – CTP escolheu como paraninfo o Prof. Edson de Faria Francisco. O orador da turma foi o formando Mauro Sérgio de Oliveira, a juramentista foi a formanda Mauren Gomes Furtado Julião e os funcionários homenageados foram Ricardo Bissolato Aguiar e Zenilda Santos Ribeiro.

 

 

A cerimônia foi aberta com oração feita pela coordenadora da Pastoral universitária, reverenda Gladys Barbosa Gama. O reitor da FaTeo deu as boas-vindas e recebeu os membros da mesa, os bispos João Carlos Lopes, representando o Colégio episcopal, os bispos Roberto Alves e José Carlos Peres, além de membros do Conselho Diretor e docentes.

 

Momento do juramento

 

“Quero já deixar uma palavra de gratidão ao bispo Paulo Lockmann que acompanhou a vida da FaTeo por 19 anos e dar boas-vindas ao bispo João Carlos Lopes que assume essa tarefa de acompanhar a faculdade de teologia em nome do Colégio Episcopal. Também agradecer ao reverendo Paulo Dias Nogueira, por esse tempo de presidência no Conselho Diretor da Faculdade. Foram nove anos, obrigado. Também saudamos o reverendo Wesley que assume a presidência a partir de janeiro de 2017.”

 

O reitor da FaTeo outorgou o grau de Bacharel às turmas em nome do magnífico reitor da Universidade Metodista de São Paulo

 

O reitor fez agradecimento especial a todos os/as docentes da faculdade de teologia que dividem a tarefa da formação de estudantes. O professor agradeceu às igrejas ali representadas. “Vocês enviaram, vocês oraram, vocês deram suporte para estes homens e mulheres de Deus que aqui se colocaram na tarefa de se preparar para os ministérios da igreja. Nossa gratidão a vocês, assim como aos familiares que deram suporte espiritual, emocional, afetivo, e que agora celebram e choram porque esse não é apenas o final de uma etapa mas início de nova.”

 

 

 

Aos formandos e formandas o reitor agradeceu e lembrou que no primeiro ano muitos chegavam e perguntavam: será que vamos conseguir? E sentiam os desafios. “Hoje, essa jornada foi terminada. Que Deus abençoe vocês. O tema que vocês escolheram, reconhece que grandes coisas o Senhor fez. Quero dizer que grandes coisas o Senhor fará. Sabemos que vocês serão instrumentos da vontade de Deus nesse mundo. Que vocês sejam luz do Senhor a apontar o caminho para a salvação. Que vocês sejam luz de esperança, sal e fermento, anunciadores do evangelho, proclamadores da paz, que vocês sejam bênção, porque grandes coisas pode fazer o Senhor através da vida de vocês.”

 

 

 

O bispo João Carlos falou em nome do Colégio Episcopal saudando toda a igreja ali representada e trazendo pequena reflexão para formandos/as e toda a igreja ali presente. Ele disse que ninguém mais que o bispo percebe o que acontece quando alguém recebe um chamado para ser pastor/a. Primeiro, ele/a é enviado/a pela igreja para o POV, enviado/a para a faculdade de teologia, depois a faculdade os envia para a liderança da região e a região os envia para os campos. “É um monte de envio, mas envio é uma coisa linda na Bíblia. O Evangelho de João é o que mais fala sobre envio. Ele começa no capítulo um dizendo que houve um homem enviado por Deus: João. Ele veio para preparar o caminho do Senhor. E Jesus parece defender o fato de ter sido enviado por Deus”, citando João 4 “minha comida é fazer a vontade do meu Pai, que me enviou”. E ainda no cap. 5, Jesus diz: “Eu não busco fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”

 

 

 

Continuando a reflexão, o bispo João citou o capítulo 6 de João, quando Jesus diz: “Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou, e a vontade daquele que me enviou é que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna”.

 

 

Para melhor compreensão do envio, o bispo João citou o apóstolo Paulo. “Ele diz que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo e que Ele nos deu esse ministério da reconciliação. Esse é o ministério do povo de Deus.”

 

 

O ápice desse envio, segundo o bispo, acontece quando Jesus diz, depois de ressurreto: Paz seja convosco, como o Pai me enviou eu envio vocês. Soprou o Espírito sobre eles e disse: recebei. “É isso que Deus está fazendo com vocês. E é isso o que Deus está fazendo com todos nós.” O bispo continuou: “Jesus não teve coragem de fazer a obra sem a convicção da presença do Espírito Santo na vida dele. A minha oração e a oração do Colégio Episcopal tanto aos metodistas quanto para aqueles que não são metodistas é que vocês que, certamente são muito inteligentes porque venceram essa batalha, que vocês não confiem em suas habilidades intelectuais apenas, mas que confiem, esperem o sopro do Espírito sobre a vida de vocês. Jesus disse assim como o Pai me enviou eu vos envio. Recebam o Espírito. Seja assim na vida de vocês.”

 

 

Os oradores e paraninfos discursaram (veja matéria) e depois do momento em que o reitor da FaTeo outorgou o grau de bacharel às turmas, os/as estudantes receberam os canudos. O bispo Roberto Alves, presidente da 4ª Região Eclesiástica orou e, no final, o bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª Região impetrou a bênção encerrando a cerimônia.

 

 

Texto: Rose Rosa
Fotos: Arquivo pessoal de estudantes

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: