Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Centro Acadêmico cria grupos de estudo

Centro Acadêmico cria grupos de estudo

10/06/2008 20h22 - última modificação 10/06/2008 20h22

O Centro Acadêmico John Wesley (CAJW) da FaTeo iniciou neste mês de junho o projeto de Grupos de Estudo com cinco grupos formados: Teologia Wesleyana, História de Avivamentos, Missiologia, Liberalismo Teológico, Estudos Bíblicos no Antigo Testamento.

A dinâmica prevê que estudantes escolham os temas de preferência; professores/as relacionados/as aos temas tiram as dúvidas e ajudam na construção do caminho do estudo; um aluno-tutor tira cópias do material que será lido em cada dia de estudo, coordena e põe em práticas as dinâmicas do dia de oração e leitura bíblica devocional e dialoga os conteúdos com os professores/as.

Na semana A, os grupos se reúnem para estudar o tema específico. Na semana B, a reunião será para oração com leitura bíblica devocional. Na semana C será a “semana de misericórdia”, quando os alunos/as de cada grupo planejarão uma ação de misericórdia como entrega de roupas e alimentos nas ruas.

Na primeira semana de junho já aconteceu a primeira dinâmica:

  • Grupo Liberalismo Teológico - será liderado pelo aluno Tiago (1º ano matutino). Metodologia: será feito um panorama histórico geral, abordando desde o iluminismo e o início da crítica bíblica até o liberalismo teológico. Após isso, serão estudadas obras específicas dos teólogos liberais (que estão traduzidas para o Português) e obras de teólogos como Karl Barth e Paul Tillich (especificamente sobre as bases do liberalismo teológico e na crítica).
  • Grupo Missiologia – será liderado pelo estudante Éverton Rondinelli (3º ano). Metodologia: fazer abordagens gerais sobre o conceito de missão. Essa abordagem abrange religiões como budismo, islã, hinduísmo e outras. Estudar missiologia e outras culturas. Compartilhar e-mails sobre missão com os integrantes. Fazer uma lista de oração dos trabalhos missionários da Igreja Metodista para orar no dia de piedade. O grupo tentará contato para auxílio e idéias com o prof. Nicanor Lopes.
  • Grupo Teologia Wesleyana – será liderado pelo estudante Jonathan (2º ano). Metodologia: será estudada a história e o surgimento do metodismo. Os livros indicados foram: "Wesley e um povo chamado metodista" e "Wesley: sua vida e Obra". Para um bom conhecimento da vida e obra de Wesley, foi recomendado o estudo do início do movimento. Após isso, o grupo estudará os sermões de Wesley e se empenhará na tradução de alguns artigos do "Diário de Wesley" do espanhol para o português. O grupo tentará contato com os seguintes professores: Paulo Ayres, Helmut Renders, Claudio Ribeiro, José Carlos e outros especializados no tema.
  • Grupo História e Teologia de Avivamentos – metodologia: estudar a história e a teologia dos avivamentos para comparar com o avivamento do Brasil hoje. O grupo tentará contato com o prof. Douglas Nassif para auxilio nas dúvidas e na bibliografia.

Todo o processo tem a liderança da equipe do CAJW. Informações com o presidente Guilherme Estevan Emílio (estilio@hotmail.com).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: