Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Veja como foi o culto de abertura do Curso Teológico Pastoral

Veja como foi o culto de abertura do Curso Teológico Pastoral

26/02/2010 19h45 - última modificação 02/03/2010 13h22

imagens/CTP2010.jpg

Um culto, realizado na capela da Universidade Metodista no dia 1º de março, às 15 horas, deu início às atividades do Curso Teológico Pastoral, CTP. Estudantes e professores(as) foram recebidos pela coordenadora do curso, professora Blanches de Paula, acolheram com alegria os novos(as) alunos(as) do curso e, juntos(as), puderam buscar a orientação e a graça divinas para essa temporada de estudos, visando maior capacitação ao exercício do ministério. A liturgia, conduzida pelo professor da área, Rev. Luiz Carlos Ramos, contou com a participação da pianista e compositora Liséte Espíndola e do acadêmico Francisco Thiago, ao violão.


imagens/CTP2010_3.jpg

O momento de edificação ficou a cargo da professora Magali do Nascimento Cunha, que destacou o texto bíblico de Marcos 8.10-21. Neste texto, os fariseus pedem um “sinal do céu” e este pedido vem se repetindo até dias de hoje, pois é próprio da natureza humana gostar do que foge ao comum, daquilo que é sobrenatural e fantástico. Diante do pedido dos fariseus, Jesus suspira, vira as costas e segue para direção oposta. Aos seus discípulos, ele adverte: “Guardai-vos do fermento dos fariseus!” Magali destaca que a figura do fermento, usada de forma tão positiva em outro conhecido texto bíblico (a parábola do fermento, na qual ele é comparado ao reino dos céus) é, agora, exemplo da religião farisaica, seduzida pelo fantástico, caída nas tentações de Satanás. O reino de Deus, ao contrário, não se constrói de sinais externos, mas nasce no meio das pessoas, no compartilhar da palavra e do pão. Quando Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães, ele teria poder para fazer pão cair do céu, mas preferiu contar a partilha. “Os sinais estão aí. Não vão cair do céu. Deus está no meio de nós e transforma nosso mundo. Nossa tarefa é ver, ouvir e multiplicar essa Boa Nova ao mundo inteiro”.

Fotos: Luciana de Santana


O Curso Teológico Pastoral


O Curso Teológico Pastoral (CTP) surgiu com a finalidade de atender a uma demanda específica da Igreja Metodista: proporcionar educação teológica aos membros que se encontram impossibilitados de fazer o Curso de Graduação em Teologia, que exige freqüência diária durante, pelo menos, quatro anos.

Para atender a esta demanda, o CTP possui a mesma grade curricular e o mesmo corpo docente do Curso de Graduação em Teologia, mas é realizado a distância. Isto significa que os alunos cursam as disciplinas de forma presencial em dois módulos anuais (um por semestre), durante quinze dias intensivos na Faculdade de Teologia. O restante do tempo é realizado a distância com a realização das atividades indicadas pelos professores para cada disciplina. Ele é coordenado pela Prof.Dra. Blanches de Paula.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: