Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Casa na rocha: FaTeo promove Curso de Bíblia para Igrejas

Casa na rocha: FaTeo promove Curso de Bíblia para Igrejas

07/11/2011 13h45 - última modificação 07/11/2011 13h44

curso de Biblia participantes

Acima, professores/as e participantes do Curso de Bíblia para Igrejas

 

      O primeiro livro que saiu da prensa de tipos móveis criada pelo inventor e gráfico alemão Johannes Gutenberg foi a Bíblia. Era o ano de 1455. Desde então, a Bíblia segue no topo da lista dos livros mais vendidos do mundo. Mas, se considerarmos o potencial transformador das Escrituras, fonte de justiça e paz, cabe a pergunta: será que a Palavra de Deus está sendo realmente lida, compreendida e, sobretudo, vivenciada em nossa sociedade?  

     Nem sempre é fácil compreender as palavras sagradas, escritas em diferentes épocas e contextos. Além de se colocar sob a graça de Deus, o leitor da Bíblia precisa de tempo, dedicação e, muitas vezes, ajuda especializada. No que depender da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, a ajuda já está garantida.

    Reconhecida por seus cursos de Bacharelado em Teologia, em formato presencial ou à distância, a FaTeo promoveu um curso rápido para todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre Bíblia, sobretudo para líderes de Igrejas, que atuarão depois como multiplicadores deste conhecimento em suas comunidades locais.

     O curso, com o tema “A Bíblia na Igreja”, aconteceu no dia 22 de outubro, das 8h às 12 h. A aula foi ministrada no Edifício Ômega da Faculdade de Teologia para 40 participantes, entre pastores/as e líderes de igrejas da Grande São Paulo, metodistas, batistas, pentecostais e também estudantes da FaTeo. As aulas foram dadas pelo professor de Bíblia da FaTeo e pastor metodista Tercio Machado Siqueira e pelo professor da Faculdade de Teologia IV Centenário em São Paulo e pastor da  Missão Evangélica Gente de Jesus Samuel Freitas Salgado. Foram também oferecidas oficinas de Bíblia com os professores da FaTeo Suely Xavier e Marcelo Carneiro. Ainda houve oportunidade para os participantes ouvirem uma exposição sobre o próximo lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil, importante para os estudos da Bíblia, que é o Antigo Testamento Interlinear. O professor de línguas bíblicas da FaTeo Edson Faria Francisco, que atua na preparação dessa obra, partilhou sobre o que está sendo preparado.

     Segundo os organizadores do curso, os professores Suely Xavier dos Santos e Tércio Machado Siqueira,  o curso foi planejado especialmente para a realidade das igrejas locais. “Por meio do Departamento de Bíblia, a FaTeo quer oferecer subsídios para a leitura da Bíblia no cotidiano”, explica a professora Suely. “A leitura da Bíblia sempre foi e será o elemento mais importante dos sermões, no ensino da escola dominical, nos planejamento e nos projetos da Igreja. O diferencial deste curso é o estudo da Bíblia à luz da história e da teologia do povo bíblico e da Igreja no Novo Testamento, não ler a Bíblia cientificamente, mas pastoralmente”, acrescenta o professor Tércio.

     A Bíblia tem perdido o seu lugar na Igreja, alertam os organizadores do curso. “Muitas igrejas, inclusive, não têm Escola Dominical, que era um espaço de partilha e reflexão do texto. O curso pretende resgatar esta importante dimensão na vida da igreja”, afirma o professor Tércio. Para a professora Suely, hoje há inúmeras interpretações equivocadas do texto bíblico, por não levarem em consideração a distância de tempo, geografia, língua e contexto em que a Bíblia foi escrita. “Desta forma a leitura se torna parcial e comprometida com o interesse do intérprete e não com o interesse de promover a vida digna e justa”, diz ela. Para evitar esse risco e prosseguir no conhecimento da Palavra, só existe um caminho: buscar a compreensão do texto bíblico, com a profundidade de quem busca alicerçar a sua casa na rocha, como ensina o Mestre.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: