Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Bispo Nelson Luiz Campos Leite é novo colaborador da FaTeo

Bispo Nelson Luiz Campos Leite é novo colaborador da FaTeo

28/02/2012 12h05 - última modificação 28/02/2012 12h05

 

ENTREVISTA: Bispo Nelson Luiz Campos Leite é novo colaborador da FaTeo

Com a abertura das atividades letivas em 2012, a comunidade da FaTeo recebeu uma boa notícia: Nelson Luiz Campos Leite, bispo honorário da Igreja Metodista, ingressa no corpo docente da faculdade. Ele irá colaborar com o Programa Vida Comunitária, ao lado do pastor Jonadab de Almeida, atuando na formação de grupos de discipulado, e com a Editeo, na produção de novas publicações direcionadas a Igrejas. Cinquenta anos após seu ingresso na FaTeo como estudante de Teologia, o Bispo Nelson diz que retorna à casa sem ter saído de fato: em todo este tempo, manteve vínculos acadêmicos e de amizade com a instituição.

Em que ano você ingressou na FaTeo como aluno? Qual a memória mais marcante que traz deste período de estudos?

Ingressei na Faculdade de Teologia em 1961. Algumas marcas do período: crise e mudança do Reitor, Natanael Inocêncio do Nascimento. O movimento militar de 1964 iniciou no dia do nascimento de minha primeira filha, Eliana: em 1º de abril de 1964.

 

Você foi professor da FaTeo? De que disciplina?

Fui convidado, em 1975 e 1976, a ser professor na área de Pastoral, mas naquele momento não aceitei, pois desejava focar o meu ministério na igreja local. Depois, quando bispo, na Reitoria do então Reverendo Isaac Aço, fui convidado por ele para dar aulas de “Aconselhamento Pastoral”.   Assim iniciei-me na carreira docente, o que me levou, posteriormente, a fazer o curso de Licenciatura na Área de Pastoral na Costa Rica (Universidade Bíblica Latino Americana). Como a seguir fui eleito Presidente do Colégio Episcopal, por falta de tempo deixei de ministrar aulas. Algumas vezes fui a Porto Velho ministrar na área de Pastoral e dei alguns cursos eletivos em momentos especiais: “Dons e Ministérios”, “Discipulado”, “Plano Vida e Missão”. Ministrei aulas também no Instituto Metodista Bennet (RJ), em um curso de Licenciatura (similar a mestrado), em convênio com a Costa Rica: "Teologia Wesleyana e seus reflexos hoje” e “Pastoral de Acompanhamento e Consolação”.

Atuei na Faculdade de Teologia como uma espécie de Deão, atendendo e acompanhando alunos, familiares e a comunidade da FaTeo num período de cinco anos, de cuja experiência surgiu o livro: “Pastoreando Pastores”, publicado pela Ed. Cedro.

Fui cedido ao Colégio Episcopal para atuar como um Conselheiro, na qualidade de pastor acompanhante dos bispos e familiares; realizando encontros com essas famílias, sendo, também coordenador no processo inicial do Discipulado na Igreja Metodista. No contexto dessa cessão é que atuei como Editor, pela terceira vez, do devocionário No Cenáculo.

 

Como está se dando este retorno à Faculdade? Você recebeu um convite para um projeto específico? Como se dará esta parceria com o pastor Jonadab no trabalho com discipulado?

Com a minha saída do No Cenáculo (nota: o Colégio Episcopal da Igreja Metodista nomeou o bispo Adriel de Souza Maia para o exercício da função), o Colégio Episcopal devolveu-me à Faculdade de Teologia. Fui convidado pelo Reitor Prof. Paulo Roberto Garcia; Rev. Nicanor, Vice-reitor e Prof. Otoniel Ribeiro, Diretor Administrativo, para reassumir na Faculdade visando atuar na área de Discipulado, Setor Editorial e Centro de Memória Metodista. Num dos aspectos do meu trabalho, estarei ao lado do Pastor Jonadab agindo na área do Discipulado.

 

Quando iniciam os grupos de discipulado e como serão formados?

Os grupos de discipulado já começaram com o Pastor Jonadab, como uma experiência. Agora deveremos refletir sobre a sua estruturação, formação de liderança, construção de textos, etc.

 

Teremos novos livros seus lançados pela FaTeo brevemente? Quais?

Espera-se, com o decorrer do tempo, novos textos para a Igreja usar no processo de discipulado, além de novas publicações através da Editeo de textos da série “Teologia Prática”, etc.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: