Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Bibliotecas Nacionais colocam acervo em portal

Bibliotecas Nacionais colocam acervo em portal

29/10/2012 10h05 - última modificação 29/10/2012 10h06

Num exemplo de cooperação internacional, foi apresentada na terça-feira, 19, a versão beta do portal da Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-Americano (BDPI), que reúne 136 mil itens.

ALC
Rio de Janeiro, sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O projeto da Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (Abinia)  integra os acervos das Bibliotecas Nacionais do Brasil, Chile, Colômbia, Panamá e Espanha, e permite a consulta aos acervos das mesmas através de ferramentas de buscas específicas.

Com a iniciativa, a Abinia pretende incentivar as bibliotecas associadas a promoverem a digitalização de suas coleções, a automação e padronização de seus catálogos, adaptando-os aos padrões internacionais.

O portal ainda é uma versão beta (experimental) porque a Abinia espera incorporar nos próximos meses o maior número de bibliotecas nacionais da região.

O portal da BDPI apresenta seleção de documentos, livros, mapas, imagens, testemunhos das grandes viagens e explorações, mais de 15 mil gravações de som, cerca de 8,6 mil partituras, obras, monografias e periódicos sobre literatura, escritores e estudos literários.

A Biblioteca Nacional da Espanha contribui com 87,5 mil registros, a do Chile com 21,5 mil registros, a do Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro, com 19,5 mil registros, a da Colômbia com 7,1 mil registros e a do Panamá com 925 registros.

A BDPI pode ser acessada através do link http://www.iberoamericadigital.net/gdl/

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: