Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Aula Magna da FaTeo avalia trajetória missionária da Igreja Metodista

Aula Magna da FaTeo avalia trajetória missionária da Igreja Metodista

24/08/2012 13h25 - última modificação 24/08/2012 13h36

RESPONSABILIDADE SOCIAL, PREGAÇÃO E EDUCAÇÃO! Essa é a tríade que compõe o projeto missionário metodista desde suas origens. Na Aula Magna que oficializou a abertura das atividades letivas do segundo semestre de 2012, realizada no dia 22 de agosto, o Prof. Dr. Nicanor Lopes, pastor metodista e vice-reitor da FaTeo, destacou que essa tríade é indissociável na concepção metodista de missão. Missão que não é metodista, mas de Deus! É a Missio Dei: "em que pese que nossas ações missionárias estejam vinculadas à nossa atuação denominacional, a missão não é da Igreja, mas de Deus. Deus é missionário", disse o professor, que baseou sua conferência em sua tese de doutorado defendida recentemente:  “Responsabilidade Social, Pregação e Educação: tensões missiológicas no projeto missionário da Igreja Metodista”.

Em sua pesquisa, o professor Nicanor procurou identificar quais os elementos missionários o metodismo brasileiro conserva de sua gênese wesleyana. E observou que a responsabilidade social ocorre “em situações isoladas”, a pregação tem sido a ênfase central da Igreja e a educação, tanto a cristã quanto a secular, sofre de fragilidade. Ele destacou que a pregação, não dá conta, sozinha, de cumprir a missão à qual a Igreja é chamada.  “O desafio para os tempos atuais é cumprir a missão a partir dos três eixos. Precisamos assumir responsabilidade com ações de cunho cooperativo, e não somente isoladas, compreendendo que a missão não é empreendimento meramente expansionista”, concluiu o professor.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: