Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Aula Magna da FaTeo apresenta histórias ocultas de mulheres ativas no protestantismo brasileiro

Aula Magna da FaTeo apresenta histórias ocultas de mulheres ativas no protestantismo brasileiro

20/02/2009 17h44 - última modificação 20/02/2009 17h47

imagens/Margarida_aula_magna.jpg

“Rastros e rostos de mulheres no Protestantismo Brasileiro. Uma historiografia de mulheres metodistas” foi o tema da Aula Magna do 1º semestre 2009 da FaTeo, ministrada pela Profa. Margarida Ribeiro. O tema diz respeito à tese de doutorado que ela defendeu, em outubro de 2008, e obteve aprovação, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo.

Pastora metodista, coordenadora do Centro Otília Chaves e do Programa de Extensão da FaTeo , a profa. Margarida Ribeiro levantou na pesquisa histórias de mulheres no protestantismo e na Igreja Metodista, que revelam compromisso evangélico em várias frentes de ação tanto na vida das igrejas como na sociedade civil, algumas com reconhecimento e premiação pública. Visitadoras, distribuidoras de Bíblias, cuidadoras de pessoas doentes, apresentadoras na mídia eletrônica, educadoras, agentes sociais nas mais diferentes frentes, desde 1930 a 1970 (recorte temporal da pesquisa), foram apresentadas aos estudantes e professores/as da FaTeo participantes da aula, todas com seus nomes, fotos e endereços.

Na apresentação ficou evidente que, na historiografia oficial das igrejas, apesar do valor destas tantas atuações, as histórias das mulheres foram silenciadas e ocultadas, fruto da realidade de desvalorização do lugar da mulher na vida eclesiástica. A aula serviu de desafio aos participantes para atentarem e valorizarem não somente a presença mas a atuação diversificada e destacada das mulheres cristãs brasileiras, comprovadamente a grande maioria da membresia das comunidades religiosas.

Comunicar erros


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: