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Aula inaugural tem exposição da tese Salvação em Wesley

15/02/2007 20h22 - última modificação 22/02/2008 16h59

Por Lidia Maria de Lima, estudante do 3º período do Curso de Teologia da FaTeo

 

“A Soterologia Social em John Wesley” foi o tema da aula inaugural, ministrada, no período da manhã e da noite, pelo professor Helmut Renders, no dia 14 de fevereiro no auditório Omega da FaTeo. O conteúdo apresentado foi uma síntese de sua tese, orientada pelo professor Rui de Souza Josgrilberg e aprovada com louvor.

Com a Sinfonia nº. 104 “Londres” (de Joseph Haydn) e imagens dos séculos XVIII e XIX, o prof. Helmut iniciou sua apresentação. A intenção era criar um conflito entre imagens de luxo, alegria e riqueza de Londres, fortes durante o Iluminismo, e a pobreza que também existia, e se fazia tão presente nos discursos de John Wesley.

Sua tese é fruto de uma preocupação pessoal em entender a essência da missão na Igreja Metodista. A ênfase de sua apresentação esteve voltada para três aspectos da soterologia (o discurso sobre a salvação) em Wesley: o sinérgico, o público e a religião social

Destacando o aspecto social, Helmut salientou que esta prática não se equivale à diaconia, mas se identifica com o aspecto comunitário, que se preocupa com a salvação do povo pobre e com a promoção da vida, resgatando suas competências e tornando-os filhos das promessas e das bênçãos de Deus.

Após a apresentação houve um momento de reação e debate entre a platéia (que foi composta por alunos/as, professores/as, pastores/as – em especial assessores/as episcopais para acompanhamento de estudantes metodistas recomendados – e os bispos metodistas Adriel de Souza Maia e Nelson Leite) e o professor palestrante.

Foto (Demétrio Soares): Prof. Rui Josgrilberg (ao microfone); Prof. Helmut Renders e prof. Paulo Garcia

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