Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Associação de História das Religiões promove simpósio sob o tema "Diversidades e (In)tolerâncias Religiosas"

Associação de História das Religiões promove simpósio sob o tema "Diversidades e (In)tolerâncias Religiosas"

27/05/2013 12h35 - última modificação 27/05/2013 12h32


Professores da Universidade Metodista e da FaTeo coordenam Grupos de Trabalho no evento

A Universidade de São Paulo sediará, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2013, o 1º Simpósio Regional Sudeste e 1º Simpósio Internacional da ABHR, Associação Brasileira de História das Religiões.

O tema escolhido foi Diversidades e (In)Tolerâncias Religiosas, dada a urgência em se aprofundar os estudos sobre as diferentes (im)possibilidades e obstáculos à livre manifestação religiosa de sujeitos sociais na sociedade do tempo presente.

O 1º Simpósio Internacional da ABHR / 1º Simpósio Sudeste da ABHR pretende apresentar e aprofundar temas associados à (in) tolerância, discriminação e/ou violência a diversas pessoas, como os fiéis de religiões afro, afro-brasileiras, orientais e de novos movimentos religiosos (NMR), a crentes e a descrentes. As reflexões também incidirão sobre a discriminação em razão de marcadores sociais como identidades de gênero e orientações sexuais, imbricações da religião com a política, deslocamento físico e identitário de fiéis e instituições, e teoria e metodologia dos estudos sobre religiões e religiosidades.

Este evento marcará também a primeira mostra cultural e artística da ABHR, o "Fazendo Arte", que apresentará intervenções, leituras dramáticas e exposições.

Haverá 28 grupos de trabalho dedicados ao estudo de diferentes temas.

O GT 9, sobre "Fundamentalismos religiosos", será coordenado pelo professor Cleber Baleeiro, docente do curso de Teologia (EaD) da FaTeo, juntamente com o professor Emerson Roberto da Costa, doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista.  E o professor Leonildo Silveira Campos, professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo e integrante do grupo de trabalho que pesquisa o papel das igrejas na Comissão Nacional da Verdade participará da coordenação do GT 17 – “No templo, no quartel e no porão”: os protestantes e a ditadura militar brasileira.

As inscrições para apresentação de comunicações, poster e atividades culturais já estão abertas.

Mais informações pelo site http://www.sudesteabhr.net.br/

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: